24 de fevereiro de 2010

Portal do Professor


        Professor, você tem à disposição uma ferramenta bastante útil para melhoria das suas aulas. Trata-se do Portal do Professor, um site preparado pelo Ministério da Educação para auxiliar o professor nas suas aulas. O portal traz materiais como vídeos, áudios, apostilas, bem como cursos, materiais de estudo, jornal do professor, entre outros recursos. Há ainda a possibilidade de trocar material didático e interagir com outros profissionais.
         Acesse agora mesmo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html vale a pena conferir.

19 de fevereiro de 2010

Programa Minha Casa, Minha Vida



          A partir desta quinta-feira (18), o programa Minha Casa, Minha Vida abre novas inscrições para todos os servidores públicos do Estado que tiverem interesse em adquirir um imóvel. Estão sendo ofertadas 1.500 unidades do conjunto residencial Craibeiras, localizado no Benedito Bentes, em Maceió.
            O programa também retoma o atendimento para complementação de cadastro das pessoas que ainda não entregaram todos os documentos necessários e para os inscritos que tiverem interesse em recuperar o cadastro já efetuado.
                   O atendimento aos servidores públicos será feito até o dia 13 de março, na sede do Sinduscon, localizado na Avenida Fernandes Lima, 1909 — Farol, das 8h às 17h. A visita deve ser agendada por meio dos telefones 3327-7195 ou 8701-0225.

                 Para quem deseja construir a sua casa, a Caixa Econômica Federal também financia a construção do imóvel e a compra do terreno através do mesmo programa com subsídios do Governo Federal. Para financiar a construção, o servidor precisa dos Projetos Arquitetônico, Hidrossanitário e Elétrico além de Orçamento Detalhado e Orçamento Resumo, Cronograma Físico Financeiro e Especificações da Obra. Maiores detalhes no link: http://edson-marques.blogspot.com/2010/01/programa-minha-casa-minha-vida.html

          


PORTARIA/SEE Nº 088/2010



         A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte divulgou nesta sexta feira a Portaria nº 088/2010, a respeito da organização do ano letivo de 2010. A mesma já havia sido discutida no dia de ontem em reunião com os representantes da 3ª Coordenadoria de Ensino e os dirigentes das escolas estaduais da referida coordenadoria. Uma novidade que causou uma certa inquietação nos gestores e professores presentes se deu por conta da duração da hora aula que passa de 50 minutos para 60 minutos no turno diurno em todas as escolas da rede. Quanto ao CEJA, não haverá problemas pois já trabalhamos há muito tempo com a hora aula de 60 minutos. O problema é que a maioria das escolas que tem cinco aulas por dia terão o seu horário bastante estendido para cumprir com a determinação. No turno matutino, por exemplo, as escolas teriam que iniciar suas atividades às 7h da manhã e terminariam em torno das 12:20, a exemplo dos CEFET's (atuais Institutos Federais de Educação Tecnológica). Um dos problemas levantados na reunião é a questão do transporte escolar, visto que a maioria dos transportadores realizam o transporte dos estudantes em dois ou três turnos, motivo pelo qual não haveria tempo dos alunos chegarem às aulas no horário.
          Acompanhe abaixo a Portaria, na íntegra. Grifos nossos.


PORTARIA/SEE Nº 088/2010

Estabelece diretrizes para a organização e o funcionamento
 do ano letivo de 2010 do Sistema Estadual de Ensino.


O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996, na Lei 10.172/2002 – Plano Nacional de Educação, na Lei Federal nº 11.274/2006, Resolução nº 03/2005, Parecer nº 06/2005, Parecer nº 18/2005 da Câmara de Educação Básica/ Conselho Nacional de Educação, na Lei nº 6.757, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas, em 04/08/2006, que dispõe sobre o Plano Estadual de Educação de Alagoas, Resolução nº 025/2003- CEE/AL, Parecer nº 119/2007 – CEB/CEE/AL, Resolução nº 08/2007 – CEE/AL e Portaria nº 022/2008.

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos artigos 12 e 13 e seus incisos que dispõem acerca das incumbências dos estabelecimentos de ensino e dos docentes, no tocante à elaboração e cumprimento de plano de trabalho, segundo a sua proposta pedagógica;

Considerando a necessidade de organização e planejamento das Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino, para o ano letivo de 2010;

Considerando a necessidade de estabelecer diretrizes gerais para a semana pedagógica, a elaboração dos calendários escolares, bem como, da execução das matrizes curriculares das Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino.

RESOLVE:

Art. 1º - O ano letivo 2010 terá início em 01 de março para as unidades escolares da rede pública estadual de ensino que já concluíram o ano letivo 2009.

Art. 2º - Determinar o período de 22 a 26 de fevereiro para a semana pedagógica, visando o planejamento do ano letivo de 2010.
Parágrafo 1º. A semana Pedagógica terá o seguinte tema: A Educação Construindo uma Cultura de Paz.
Parágrafo 2º. A semana Pedagógica deverá acontecer no horário que atenda a carga horária do professor, com a seguinte programação:
Atividades e textos que discutam a Cultura de Paz para que a escola possa trabalhar durante o ano letivo de 2010, através da transversalidade;
A- Planejamento Pedagógico dos conteúdos que serão trabalhados durante o ano letivo de 2010;
B- Organização do Calendário Escolar 2010, bem como do calendário de reposição das disciplinas pendentes, conforme disposto na Portaria SEE nº069/2010;
C- Organização do horário dos professores a partir da matriz curricular, em conformidade aos anexos desta portaria;
D- Organização do horário dos professores para departamento;
E- Planejamento da recepção dos alunos para o primeiro dia de aula.
Parágrafo 3º. As Unidades Escolas que irão iniciar o ano letivo 2010 em outras datas deverão realizar a sua semana pedagógica antes do início do ano letivo.

Art. 3º - Determinar que o calendário escolar, em consonância à Resolução nº 025/2003 CEE/AL, seja elaborado pelas unidades escolares, apreciado e aprovado pelo Conselho Escolar, em sendo escola da rede pública e, pela equipe pedagógica, em sendo privada e encaminhado à respectiva Coordenadoria Regional de Educação até o dia o dia 05 (cinco) de abril de 2010 para avaliação final da equipe técnica de inspeção.
Parágrafo 1º. O calendário escolar sugestão 2010 (com sábados e sem sábados), encaminhado pela SEE/AL, deverá ser observado e tomado como referência pelas unidades escolares para a elaboração dos seus calendários, não dispensando o equilíbrio na distribuição dos tempos letivos, carga horária e quantitativo total de dias letivos necessários para a oferta da carga horária respectiva constante em cada matriz curricular.
Parágrafo 2º. No calendário escolar, as unidades escolares deverão incluir, para além dos 200 (duzentos) dias letivos ,os feriados municipais e as atividades de: reunião pedagógica, assembléias gerais da comunidade, reuniões do conselho escolar e de pais e mestres.

Art. 4º - Estabelecer para as unidades escolares da rede pública estadual de ensino: o sábado como dia letivo, o módulo-aula/ tempo letivo de 60 (sessenta) minutos para o diurno e módulo-aula/ tempo letivo de 50 (cinquenta) minutos para o noturno.

Art. 5º - As Unidades Escolares devem trabalhar com as matrizes curriculares do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio e Educação de Jovens e Adultos, em anexo.

Art. 6º - As Unidades Escolares deverão afixar, em local de fácil visibilidade, na entrada da escola, o Calendário Escolar 2010, para acompanhamento de seu cumprimento por toda a comunidade escolar.

Art. 7° - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE, em Maceió(AL), 12 de fevereiro de 2010

Rogério Auto Teófilo
Secretário de Estado da Educação e do Esporte

12 de fevereiro de 2010

Funcionamento da Secretaria durante o mês de Fevereiro


          Não haverá expediente durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, devido ao recesso de carnaval. A partir do dia 18, quinta feira, o expediente da secretaria será das 8h às 14h.

          Para reclamações, usuários deverão entrar em contato com a direção através do telefone: 8857 5208, ou ainda, com a 3ª Coordenadoria de Ensino através do fone 3421 2501.

6 de fevereiro de 2010

CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELOS CONCLUINTES 2009

       No dia 28 de janeiro de 2010, reunimo-nos para uma Celebração de Ação de Graças pelos Alunos Concluintes de 2009. Como de costume, em todos os anos, a celebração foi sinônimo de muita alegria estampada nas faces dos nossos alunos afinal, muitos haviam paralisado seus estudos há cinco, dez, quinze anos atrás e, terminar o Ensino Médio, para eles é uma grande vitória. Com esta nova etapa concluída em suas vidas, muitos partem para ingressar no Ensino Superior cheios de esperança e sabedores da incrível capacidade e força que dispõem. 
          Nós o corpo docente do CEJA Remy Maia desejamos muito sucesso a todos os alunos concluintes de 2009. Parabéns!!!







Ex-Diretoras Adjuntas Germana e Grinaura, ao centro, Diretor Edson Marques.


5 de fevereiro de 2010

Início do ano letivo de 2010




          O Início do ano letivo de 2010 dar-se-á no dia 10 de março (quarta feira). Os dias 08 e 09 de março serão destinados a Encontro Pedagógico com os professores. 
      
          Em 2010, o CEJA fica com suas turmas assim distribuídas:

Turno Matutino               Turno Vespertino               Turno Noturno


Ens. Fundamental             Ens. Fundamental             Ens. Fundam.
4ª Etapa (6º e 7º anos)                          -                                  -
5ª Etapa (8º e 9º anos)     5ª Etapa (8º e 9º anos)                     -


Ensino Médio                    Ensino Médio                   Ensino Médio
1ª Etapa                                1ª Etapa                              1ª Etapa
2ª Etapa                                2ª Etapa                              2ª Etapa

           Desde 2009, não mais ofertamos o Ensino Fundamental no turno noturno. Os interessados deverão se dirigir a outras escolas da rede estadual que também ofertam EJA. Como o Ensino Médio em EJA é excluisivo no CEJA, mantemos somente o Ensino Médio no noturno para atender a grande demanda desta clientela.

4 de fevereiro de 2010

MATRÍCULAS 2010 - RESTAM VAGAS

        RESTAM ALGUMAS VAGAS PARA O ENSINO MÉDIO NOS TURNO VESPERTINO E NOTURNO. QUEM AINDA NÃO CONCLUIU O ENSINO MÉDIO E TEM MAIS DE 18 ANOS PODE SE MATRICULAR EM UMA DAS REFERIDAS TURMAS. VALE SALIENTAR QUE O ENSINO MÉDIO NO CEJA REMY MAIA É CONCLUÍDO EM APENAS DOIS ANOS.

              QUEM TIVER INTERESSE EM UMA VAGA DEVE SE APRESSAR, POIS RESTAM POUCAS VAGAS. PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, AS MATRÍCULAS JÁ FORAM ENCERRADAS.