28 de maio de 2010

Olimpíada Brasileira de Matemárica das Escolas Públicas 2010


        As provas da 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontecerão dia 08 de junho, terça feira, nos três turnos. Atenção para os horários das provas:

Matutino: 8h
Vespertino: 13h 30min
Noturno: 19h 30min



A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
  • a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
  • o Estágio dos Professores Premiados, um momento de reconhecimento à competência e dedicação  desses profissionais em um  ambiente de estudo estimulante e enriquecedor. Realizada nas edições 2005-06-07-08 da OBMEP, a atividade passa por uma reformulação e um novo modelo deverá ser implementado nos próximos anos;
  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas da OBMEP estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas da OBMEP que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI). Direcionada a aproximadamente 30 medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para a matemática, esta atividade visa prepará-los para participação de competições internacionais na área;
  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores, cerimônias  de premiação e encontros com diretores de escolas;
  • os encontros dos Medalhistas de Ouro da OBMEP, uma semana com muita Matemática e diversão, e uma ótima oportunidade para fazer amigos que também gostam de Matemática;
 Com sua primeira edição em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano – confira em OBMEP em números.  Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.


26 de maio de 2010

Centenário Aurélio Buarque de Holanda



       Em homenagem ao ilustre alagoano Aurélio Buarque de Holanda o Governo de Alagoas lançou várias ações alusivas ao centenário de seu nascimento comemorado dia 03 de maio do corrente ano. O dicionarista também deixou obras na poesia, ficção e crítica literária. Inegavelmente é motivo de grande orgulho para os alagoanos.

BIOGRAFIA RESUMIDA

Nascido no município alagoano de Passo de Camaragibe no dia 03 de maio de 1910, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira mudou-se aos 8 meses para Porto de Pedras, onde viveu a infância. A mudança para Maceió veio aos 13 anos, após morar algum tempo em Porto Calvo. Na capital, estudou no Colégio Adriano Jorge e fez os preparatórios no Liceu Alagoano. Aos 15 anos, já dava aula no curso primário, começando a trilhar o caminho que lhe daria a fama de “mestre”.     

Vivendo no Rio de Janeiro a partir de 1933, Aurélio Buarque fez de sua vida uma grande homenagem à palavra. Apesar de formado em Direito na Universidade Federal do Recife, construiu uma carreira literária, atuando como contista, cronista, tradutor de clássicos internacionais (a exemplo das obras do francês Charles Baudelaire) e revisor de autores brasileiros consagrados como Manuel Bandeira, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz. 

Foi eleito em 4 de maio de 1961 para a Academia Brasileira de Letras, onde publicou diversos artigos e críticas literárias. Porém, entre tantas contribuições à língua portuguesa, a maior delas veio na forma do mais completo dicionário já feito no País. 

O dicionário Aurélio foi responsável por democratizar e desmistificar nossa língua, assimilando palavras de uso coloquial e do cotidiano até então ignoradas pelas pesquisas lexicográficas. A obra, à qual ele se dedicou até o fim da vida, em 28 de fevereiro de 1989, até hoje permanece no posto de livro mais vendido do Brasil.


***

       Seguem até 31 de maio as inscrições para o Concurso Cultural Aurélio: O Caçador de Palavras. O regulamento para o referido concurso está disponível em http://www.centenarioaurelio.com.br/concurso.htm. Os vencedores nas categorias Poesia, Memória e Artigo de Opinião serão premiados com notebooks + kit Aurélio (obras), filmadora + kit, câmera digital + kit Aurélio. Também serão premiados os professores orientadores dos alunos vencedores.


      Os alunos do CEJA Remy Maia já estão inscritos para o referido concurso. Boa sorte a todos!

     Professor, abaixo você poderá baixar material de apoio para trabalhar em sala de aula o Ano Aurélio Buarque de Holanda. Basta clicar que o download iniciará automaticamente.

Baixar fotos de Aurélio Buarque de Holanda
Baixar Revista Graciliano - Biografia de Aurélio Buarque de Holanda









24 de maio de 2010

Sua Nota Vale uma Nota



         Iniciamos uma campanha com toda a comunidade escolar para que peçam a nota fiscal no ato da compra e forneçam o CNPJ do Conselho Escolar para que os créditos do Programa Nota Fiscal Alagoana sejam revertidos em favor do CEJA Remy Maia. O Programa Nota Fiscal Alagoana destina um percentual dos impostos recolhidos para o consumidor cadastrado no sistema da SEFAZ/AL. 
         Para colaborar é muito fácil e não custa nada. Basta pedir, no ato da compra, para o operador de caixa colocar o número 02.988.771/0001-64 na Nota Fiscal. O estabelecimento gera um relatório para a SEFAZ e, semestralmente, de acordo com os valores das notas fiscais, os créditos serão gerados em benefício da nossa escola.
             Além de ser uma atitude cidadã, todos se tornam partícipes nas ações de melhorias da escola. Aliás, o CEJA Remy Maia está totalmente de cara nova, muito mais bonito e com uma melhor organização. Parabéns a todos nós pelos avanços alcançados.
          
             Contamos com toda a comunidade escolar pedindo suas notas fiscais e informando o CNPJ da Escola. Informamos ainda que cada centavo que entrar de crédito será prestado contas e investido no bem estar da comunidade escolar. 

Agradecemos, desde já, a participação!



3 de maio de 2010

Volta às Aulas



PREVISÃO DE RETORNO ÀS AULAS EM 17 DE MAIO


       Inicia-se hoje, 03 de maio, os serviços de recuperação do CEJA Remy Maia. Estes serviços são emergenciais para solucionar os problemas de infiltração devendo ocorrer, portanto:
1. Modificação das águas do telhado eliminando assim as calhas  que não suportam grandes volumes de água;
2. Reparos nas instalações elétricas e hidrossanitárias;
3. Pintura do prédio.

          Lamentavelmente, a tão sonhada reforma e ampliação da escola ainda não sairá deste vez. Fomos informados que a liberação dos recursos são destinados apenas à recuperação emergencial da estrutura e não contempla construção. Contudo, tranquilizamo-nos em saber que os problemas causados pelas chuvas não voltarão a atrapalhar o andamento das aulas.

          Desta forma, de acordo com informações repassadas pela empresa que fará os serviços de reparo na escola, ficaremos com aulas suspensas ainda por mais quinze dias devendo retornar às aulas em 17 de maio. Este período é necessário para que os serviços sejam executados com segurança.