24 de novembro de 2010

ELEIÇÃO PARA DIRETOR GERAL E DIRETOR ADJUNTO DO CEJA

      Após inscrição dos candidatos à gestão escolar 2011-2012, está aberto o período de campanha nas escolas. O CEJA Remy Maia teve apenas uma chapa inscrita formada pelo atual diretor Edson Marques (candidato a diretor geral) e a Professora Marileide Albuquerque (diretora adjunta). O período de campanha vai até o dia 05 de dezembro e as eleições ocorrem no dia 06 de dezembro. No dia das eleições será dia letivo e haverá aula normal.
       Os interessados em ler a proposta de gestão da Chapa 1 deverão clicar no link abaixo para fazer o download do arquivo em pdf.

Clique aqui para fazer o download da proposta

    
     
    

17 de novembro de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A GINCANA ESTUDANTIL 2010

      No início desta semana ficamos muito triste ao saber que determinado(a) aluno(a) de nossa escola fez uma denúncia anônima acusando a direção da escola de uma série de inverdades a respeito da Gincana Estudantil 2010 e sobre outros assuntos já solucionados como foi o caso do Livro Ditático no início do ano letivo. A respeito das acusações, uma delas é a de que o diretor do CEJA Remy Maia organizou a referida gincana para se auto promover. Sobre isso, informo que em momento algum, nestes dois anos de nossa gestão, a direção fez algo pensando no seu próprio bem, todas as ações que foram desenvolvidas aconteceram pensando no bem coletivo e a prova disso é a forma com que nossas ações são desenvolvidas com transparência e com a participação de toda a comunidade escolar, a exemplo da Gincana Estudantil em 2008 que mobilizou toda a comunidade escolar culminando na pintura da escola em regime de mutirão, na doação de muitos quilogramas de alimentos não perecíveis à Fundação de Amparo ao Menor, na arrecadação de muitos livros para a biblioteca que são usados até hoje pelos alunos, entre outras ações importantíssimas desenvolvidas em conjunto.
      Quanto à alegação de que a direção, coordenação pedagógica ou professores irão punir os que não participarem da gincana com uma prova de altíssimo grau, é uma calúnia, pois o Simulado que será aplicado aos que optaram em não participar da Gincana estava previsto desde o início do ano letivo e foi decidido junto aos professores na Semana Pedagógica. O que ocorre é que devido às diversas tarefas da gincana que envolvem também tarefas pedagógicas, a pontuação que seria do simulado foi destinada à gincana estudantil. Contudo, o simulado é destinado a todos os alunos que queiram participar para medir seu conhecimento e exercitar a prática aplicada em concursos e vestibulares e que a escola não pode, em hipótese alguma, deixar de preparar o aluno para a realidade. Aos que não participarem da gincana, foi ofertada a participação no simulado como forma de reposição da nota para que nenhum aluno fosse prejudicado.
     Quanto à acusação de que a direção persegue aluno A ou aluno B, isso é uma inverdade sem precedentes, pois nossa gestão sempre se pautou no respeito à dignidade do outro e sempre se colocou à disposição para dirimir dúvidas e aceitar as sugestões que forem pertinentes.
      Ainda em relação à Gincana, vale ressaltar que antes de fazer parte dela, todos os alunos tomaram conhecimento do regulamento e só entraram porque concordaram, portanto, as denúncias feitas são impertinentes. Quanto ao fato de alunos estares buscando parcerias no comércio a fim de conseguir material de construção ou outras doações, foi uma sugestão de tarefas em que, em momento algum, foi colocado como uma obrigação, tanto é que algumas turmas avisaram que não cumpririam esta tarefa e nem por isso foram prejudicadas. 
       Em relação ao fato de que alunos se deslocaram à cidade de Arapiraca a fim de pedir patrocínio e que estariam gastando dinheiro para tal, a turma que o fez, junto à professora orientadora, foi em vontade própria e nenhum dos alunos da turma ofereceu nenhuma objeção pelo que temos conhecimento.
       Quanto ao dever do Estado em dar total garantia de funcionamento às escolas, com uma estrutura física de qualidade, nós comungamos perfeitamente e não estamos eximindo o Estado de suas responsabilidades como foi apresentado. A responsabilidade de cuidar da escola pública é sim do Governo do Estado, mas é também nossa e o diretor que permite que sua escola caia aos pedaços e não faz nada porque é de responsabilidade apenas do governo é um diretor omisso que pode, inclusive, responder por sua omissão. 
      Quanto ao fato da escola buscar maneiras de angariar recursos, é uma ação incentivada pela própria Secretaria de Educação que incentiva aos diretores buscarem parceiros externos e maneiras de manter a escola apta a funcionar, mesmo quando o poder público não chega até ela. A exemplo disto, temos as cantinas das escolas que são locadas para o público externo, as reprografias, e tantas outras ações desenvolvidas por bons gestores que não deixam "a peteca cair".
      Desta forma queremos informar aos nossos alunos que a Gincana permanece, terá culminância no dia 03 de dezembro e que se algum aluno discordar das tarefas, continua aberta a possibilidade de desistência substituindo sua participação pela participação no Simulado.
      Reiteramos nosso compromisso com a educação de qualidade e com a comunidade que nos elegeu. E em nenhum momento seremos omissos a situações arbitrárias como esta que tentaram denegrir a seriedade de nosso trabalho e o compromisso com o bem estar de toda a comunidade escolar.

Palmeira dos Índios, 17 de novembro de 2010.

Edson Marques Brandão 
Diretor Geral do CEJA Remy Maia

ELEIÇÃO PARA DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ALAGOAS

      A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte divulgou ontem por meio do Diário Oficial do Estado de Alagoas o edital para realização das eleições para os diretores gerais e diretores adjuntos das escolas públicas do Estado de Alagoas para o Biênio 2010-2012. O pleito acontecerá nos dias 03, 06 e 07 de dezembro. Para a nossa coordenadoria (3ª CRE) a eleição acontecerá no dia 06 de dezembro. As inscrições para os candidatos acontecerão nos dias 18 e 19 de novembro.
      Maiores informações a seguir com a Portaria na íntegra, retirada do endereço eletrônico http://www.cepal-al.com.br/diario_do_dia/01exec.pdf





5 de novembro de 2010

DIRETOR DO CEJA TERÁ OBRA PUBLICADA EM ANTOLOGIA EM CABO FRIO-RJ


      O professor Edson Marques, Diretor do CEJA Remy Maia teve sua crônica "Onde estão os cérebros?" selecionada para participar da Antologia organizada pela escritora Izabelle Valadares. O livro será lançado no dia 04 de dezembro de 2010 na Academia de Artes de Cabo Frio.

      Os demais participantes foram divulgados no blog da escritora http://blogdaizabellevalladares.blogspot.com/2010/11/lancamento-do-livro-brasil-mais-que-um.html