31 de maio de 2011

Governo dá Último Prazo para Categorias Aceitarem os 7% de Aumento


Foto: Robson Lima
Reunião das lideranças sindicais que acertou detalhes de megaprotesto

|
O governo diz que espera até amanhã, quarta-feira, por uma resposta dos servidores sobre a proposta de reajuste salarial. É aquelha velha história dos 7% – depois do primeiro índice oferecido, o de 5,91%. Não existe nenhum sinal – nunca houve – de que as categorias venham a dizer sim aos 7%.
Na contramão de um eventual acordo, os sindicatos e a CUT anunciam um grande protesto justamente para esta quarta. No encontro que acertou detalhes da mobilização, as lideranças até chutaram um número: pretendem levar ao menos 10 mil pessoas às ruas de Maceió na manifestação contra o governo do Estado.
Ao mesmo tempo, ao longo do dia de hoje, alguns líderes sindicais e representantes de categorias trocam ideias com graduados do governo. Seria uma tentativa de superar o que parece insuperável, até agora, e suspender o megaprotesto. É o sonho do governo.
De todo modo, vale ressaltar que o clima não é exatamente de conciliação. Portanto, será uma surpresa se houver mesmo um grande entendimento na véspera do que promete ser um gigantesco ato dos servidores públicos.

26 de maio de 2011

75 Escolas Serão Reformadas em Alagoas, Mais uma Vez, O CEJA Fica de Fora

     Mais uma vez o CEJA Remy Maia fica de fora do rol das escolas que serão reformadas no estado de Alagoas. Na 3ª Coordenadoria Regional de Ensino (3ª CRE) serão reformadas as escolas 'Deraldo Campos' em Major Izidoro, 'Belarmino Vieira' em Minador do Negrão, 'Almeida Cavalcante', 'Monsenhor Ribeiro' e 'Graciliano Ramos' em Palmeira dos Índios, além da sede da 3ª CRE. E como EJA não é prioridade no estado de Alagoas, mais uma vez o CEJA Remy Maia fica de fora. O CEJA completará 30 anos de existência e nunca passou por reforma ou ampliação mesmo com sua estrutura física totalmente inadequada e deficiente. Apesar das inúmeras solicitações por adequação e ampliação, mesmo diante do aumento considerável de alunos nos últimos três anos, permanecemos com a estrutura física da época do ensino semi-presencial. É lamentável.
   
     Veja a evolução do número de alunos no CEJA Remy Maia nos últimos quatro anos:

2008 - 287 alunos
2009 - 410 alunos
2010 - 405 alunos
2011 - 533 alunos

     E muitos alunos ficaram sem matrícula devido à falta de espaço físico, só contamos com três salas de aula com espaço adequado e duas salas de aula improvisadas que funcionam em salas muito pequenas. Há um processo aberto na SEE sob o nº 1800-002294/2011 que solicita ampliação, mas segundo engenheiros da SEE, não há dinheiro para isso, informação esta totalmente contraditória já que serão reformadas 75 escolas. O que falta é compromisso e valorização para com a Educação de Jovens e Adultos.
     A relação das escolas que serão reformadas foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

O "andamento" do processo pode ser acompanhado através do link http://integra.gestaopublica.al.gov.br/atendimento/

Reajuste para os Servidores Públicos de Alagoas Será de 2,96% em Junho

Para acirrar ainda mais a disputa entre servidores públicos e governo do estado, Téo Vilela cumpre a ameaça e reduz o reajuste de 7% para 5,91 % dividido em duas vezes. A sociedade teme um desmantelo geral do serviço público em Alagoas. 
Acompanhe a matéria da Gazeta de Alagoas.


Gestão Pública anuncia 2,96% de reajuste para junho
Percentual equivale à metade da proposta inicial de reajuste do Governo do Estado
  Gazetaweb
A Secretaria de Estado da Gestão Pública anunciou, nesta quinta-feira (26), que implantará, já na folha salarial do próximo mês de junho, 2,96% de reajuste salarial aos servidores públicos estaduais. O percentual equivale à metade do reajuste proposto inicialmente pelo Governo de Alagoas, totalizando 5,91%, em duas vezes, com a segunda parcela prevista para o final do ano, em novembro.

A informação é a de que o reajuste de 7% – fruto de segunda proposta por parte do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), em consequência do descontentamento do funcionalismo público – não mais será aplicado em virtude de as negociações com os sindicatos não apresentarem avanços. 

O próprio chefe do Executivo chegou a afirmar à imprensa que o Governo ou concederia os 7% ou não implantaria qualquer reajuste. Teotonio Vilela se reporta à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), já que um percentual maior, segundo ele, infringiria o limite de gastos com pessoal. 

Na tarde desta quinta-feira, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) emitiu uma nota informando que o Governo estará iniciando o pagamento – referente ao mês de maio – na próxima segunda-feira (30), quando serão liberados os vencimentos de até R$ 2 mil, o que equivale a 72% do quadro de servidores.

Caso o funcionalismo aceite o reajuste de 7% proposto pelo Executivo, a diferença entre a primeira e segunda propostas (4,04%) será acrescida ao salário dos servidores em data posterior, também em folha suplementar.

Ainda não há previsão, segundo a Sefaz, para pagamento aos servidores que se enquadram na segunda faixa salarial – ou seja, que recebem acima de R$ 2 mil mensais.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=233286

25 de maio de 2011

SINTEAL Emite Nota Sobre a Greve da Educação em Alagoas


Educação em Alagoas pára por mais 08 dias
     Em nova assembléia geral realizada na manhã desta quarta-feira (25/05), no Clube Fênix Alagoana, as/ os trabalhadoras/es estaduais da educação decidiram prolongar a greve por tempo determinado até o dia 1° de junho, em resposta à intransigência do governo contra a categoria. O Sinteal deu um prazo até o próximo dia 30 de maio (próxima 2ª feira) para que o governo acene com negociações diretas com a categoria. A próxima assembléia da educação estadual já está marcada: será na próxima 4ª feira (1° de junho), às 14 horas, também no Clube Fênix Alagoana.
     Caso o governo mantenha a posição adotada até agora, de intransigência e até de criminalização da luta do movimento unificado de servidores, a decisão dos trabalhadores é construir  um movimento que vai desencadear a greve geral dos servidores públicos estaduais. Assembleia geral do movimento unificado deve ser realizada na próxima semana, em data ainda por definir.
Milton Canuto
     Com a presença do presidente da CUT em Alagoas, Isac Jacson, de representantes das associações militares e do movimento dos “caras-pintadas”, a assembléia foi iniciada com a participação do vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ex-presidente do Sinteal, professor Milton Canuto, que fez um panorama sobre a realidade salarial da educação em Alagoas. Chamou atenção um dado fornecido por Canuto: “existem municípios onde professores de nível médio recebem mais que o dobro de professores do mesmo nível da rede estadual”.
            Caravana da Educação
     Continuando o processo de mobilização de luta, Sinteal e categoria decidiram realizar, no próximo dia 29 de maio (2ª feira), uma Caravana de Luta com ato público na cidade de Palmeira dos Índios, repetindo o quer aconteceu com grande repercussão na cidade de Arapiraca na última segunda-feira (23/05).
            Movimento apócrifo 
     Outro ponto importante esclarecido por pela direção do Sinteal e por representantes do movimento unificado (CUT, associações militares, policiais civis, saúde etc) foi de que não haverá participação algumas dessas entidades no movimento de caráter desconhecido convocado para a próxima sexta-feira (27/05).
            Caminhada de luta
     Terminada a assembleia, diretoras/es do Sinteal e categoria realizaram uma caminhada de luta pelo centro de Maceió, que culminou em ato público realizado em frente à sede da Secretaria de Estado da Gestão Pública, quando foi cobrado pressa nos processos dos servidores da educação (progressões, aposentadorias, reformulação dos planos de cargos e carreira, entre outros pontos da pauta reivindicatória).
     Com o secretário ausente do prédio da Gestão Pública, quem teve a honra de receber o Sinteal e as/os servidoras/es da educação foram os/as companheiros/as de outros sindicatos em luta (Sindicato dos Policiais Civis e Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura), também mobilizados no mesmo local.   

Fonte: Assessoria de comunicação do SINTEAL
Disponível em: http://www.sinteal.org.br/noticias_detalhes.asp?id=4185

MEC disponibiliza Vagas para Formação Continuada de Professores

      Estão abertas inscrições para diversos cursos de formação continuada para professores das escolas públicas por meio da Plataforma Freire. Neste momento as inscrições devem ser feitas pelo diretor da escola com o perfil "escola", o problema é que a Secretaria de Educação não repassou o login e senha para os diretores, e somente a Secretaria de Educação pode fazer o cadastro das escolas e de seus respectivos diretores. Desta forma, em Alagoas, mesmo existindo vagas, os professores poderão ficar sem formação continuada devido a falhas da Secretaria de Educação.
      As inscrições serão finalizadas no próximo domingo.
     Em Alagoas, pouco mais de 7% das vagas foram preenchidas pelos professores, já que as informações não são repassadas e os professores perderam o período de, eles mesmos, realizarem suas inscrições.
    

Greve da Educação em Alagoas Continua por mais 8 Dias

Servidores da Educação param por mais oito dias em Alagoas
Categoria protesta em frente à Secretaria de Gestão Pública para cobrar melhorias nas condições de trabalho
  Gazetaweb- com Janaina Ribeiro e Wanessa Oliveira
Os servidores da Educação em Alagoas decidiram, na manhã desta quarta-feira (25), estender a paralisação por mais oito dias. Somente após esse período eles se reúnem para ver se deliberam a greve por tempo indeterminado. A categoria alega que o governo não chamou os professores para nova rodada de negociação, acusam o chefe do Executivo de administrar o Estado com interesses contrários aos da população e disparam críticas à gestão tucana denominando-a de 'truculenta'.

"Esse governador tem se comportado de forma truculenta e desrespeitosa. Enquanto ofereceu apenas 7% de reajuste aos servidores e ainda em suaves parcelas, para os mais abastados da gestão ele deu entre 35% e 135%. Ofereceu aumento maior para quem detém o poder econômico, para os abençoados pelo Estado de Alagoas. E, para agravar a situação, ainda diz: é pegar ou largar. Isso é forma de tratar os trabalhadorees?”, disparou Célia Capristano, presidente do Sinteal. 

Segundo ela, justamente porque não houve um nova rodada de negociações, com a possibilidade de aumentar o percentual de reajuste, o movimento decidiu por mais dias de paralisação. “Hoje completamos uma semana de greve. Como havíamos marcado para hoje uma assembleia, aguardemos o que os trabalhadores vão decidir. Todavia, já adianto que os ânimos são para dar continuidade à paralisação”, advertiu. 

A sindicalista garantiu que o movimento continua forte, unido e expandindo para o interior as mobilizações. “Estivemos segunda-feira em Arapiraca e, no incício da próxima semana vamos para Palmeira dos Índios. Das 342 escolas públicas da rede estadual de ensino, temos cerca de 200 sem aulas. E vale lembrar que essa paralisação não é culpa nossa, ela é de responsabilidade do governo, já que ele não faz a sua parte”, alfinetou ela. 

Greve geral 


Girlene Lázaro, que também compõe a diretoria do Sinteal, informou que o Movimento Unicado dos Servidores Públicos de Alagoas já discute, para a próxima semana, a possibilidade de uma paralisação de todas as categorias que reivindicam reajuste salarial. “O prazo dado pelo governo termina dia 30 e, como não aceitaremos os 7%, provavelmente a situação vai se complicar ainda mais. Acho que estamos caminhando para um greve geral, que deverá ser decidida para ter início já na próxima semana”, afirmou. 

Ela também disse que a possibilidade do Movimento pedir o impeachment do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) não está descartada. “Esse assunto está em discussão. Caso não haja avanço, vamos à greve geral e, em seguida, para a mobilização em torno do impeachment, sem assim avaliarmos essa necessidade. Esse governo não serve para sociedade alagoana”, declarou a sindicalista.
Os manifestantes fizeram caminhada, juntamente com representantes da Secretaria de Agricultura e das polícias Civil e Militar, da Assembleia Legislativa (ALE) e fazendo perigrinação pelo Centro de Maceió até a Secretaria de Gestão Pública (Segesp), na Avenida Barão de Penedo. 
Equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e também guardas da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estiveram nas vias de acesso à Segesp por conta do retardamento do fluxo de veículos.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/educacao/texto_completo.php?c=7353

24 de maio de 2011

Inscrições para o ENEM já Estão Abertas


      Estão abertas, desde ontem 24 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2011. O ENEM substituirá o vestibular de algumas universidades como é o caso da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, que aderiu totalmente ao ENEM para selecionar os estudantes. As provas acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro e as inscrições seguem até o dia 10 de junho. 
     O CEJA Remy Maia estará oferecendo o serviço de inscrição para os alunos que não tenham acesso à internet. Os mesmos deverão entrar em contato com a direção da escola ou coordenação pedagógica da escola para informar-se sobre os horários em que poderão realizar as inscrições.
      Desde já desejamos boa sorte a todos os nossos alunos.

      O link para realizar a inscrição é http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/

23 de maio de 2011

Servidores Públicos se Unem e Convidam a População para o "Dia D"

"Caras pintadas": Movimento convoca população
por Redação com Assessoria

Jonathas Maresia
"Caras pintadas": Movimento convoca população
O movimento unificado irá realizar, na próxima sexta-feira (27), a partir das 8h um ato denominado de “Caras pintadas de Alagoas”, em frente ao Palácio República dos Palmares pedindo o impeachment do governador Teotônio Vilela e a revogação do aumento do salários dos deputados estaduais. Serão disponibilizados para os manifestantes 7.652 latinhas de tintas, 5.899 narizes de palhaço e 8.500 apitos.

Haverá um trio elétrico e três carros de som durante a caminhada pelo Centro de Maceió, além de mais de 479 faixas. São esperados representantes de entidades públicas e educacionais, sindicatos, universitários, Procuradoria geral do Estado, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, agentes penitenciários, Trabalhadores sem terra, partidos de oposição, vítimas de enchentes e ONGS.

Em nota, representantes de entidades militares afirmaram que existem concursados que recebem R$ 510,00 (técnicos) e R$ 450,00 (ensino médio), que só chegaria ao salário mínimo por causa de algum complemento, ferindo a Constituição Federal. Ainda de acordo com a associação quem tem nível superior recebe o equivalente a R$ 1.100,00 e os salários dos professores continuam baixos, além de existir uma máfia dos monitores nas escolas.

O movimento irá fazer uma proposta ao governo: O salário do funcionalismo público aumentaria em 100% e os deputados iriam receber o aumento de 5% em duas parcelas (2,5% em maio e 2,5% em novembro). “Será que eles concordariam? Haveria mais lógica! Porque nem assim os nossos miseráveis salários chegariam à altura dos deles”, diz a nota.

22 de maio de 2011

Convocação Urgente!

     
      A direção do CEJA Remy Maia convoca a todos os professores e servidores do CEJA Remy Maia para uma reunião de suma importância nesta terça-feira, 24 de maio, às 14h para tratarmos da MATRIZ CURRICULAR IMPOSTA PELA SEE que não está possibilitando o aprendizado de nossos alunos, que os está inferiorizando e que não os fará capazes de concorrer em iguais condições com os alunos do ensino regular. 
        Professores, precisamos de todos vocês. 
     O Enem está chegando e nossos alunos não terão as condições necessárias de obter bom resultado com esta matriz VERGONHOSA. E depois a culpa cairá sobre nós pelo baixo resultado no Enem.
       Na ocasião, trataremos também da escolha do livro didático que será o mesmo do ensino regular. Mais um motivo para que nossa matriz curricular seja revista.

ALUNO DE EJA MERECE RESPEITO,
ALUNO DE EJA MERECE APRENDER COMO QUALQUER OUTRO,
EJA NÃO É FAZ DE CONTA. 

VAMOS LUTAR PELO DIREITO AO APRENDIZADO DE NOSSOS ALUNOS, AFINAL "EM ALAGOAS A APRENDIZAGEM É FOCO E META DA REDE ESTADUAL DE ENSINO".

20 de maio de 2011

Servidores Ficam Indignados com Gargalhada de Escárnio do Governador Téo Vilela

Em programa de TV, o governador Téo Vilela questionado acerca do atendimento às solicitações dos servidores públicos que estão em estado de greve por conta do aumento salarial concedido a todos os servidores públicos estaduais na ordem de 5,91% parcelado em duas vezes em detrimento do aumento de 135% concedido aos secretários de estado e de 35% concedido aos sub-secretários e diretores da administração direta do executivo, bem como o aumento de 109% dos deputados estaduais, os servidores grevistas ficam revoltados e vão às ruas protestar. Além da educação que decretou greve por 8 dias, estão em greve a polícia civil, e engrossam o movimento o corpo de bombeiros militar e a polícia militar que se encontram em estado de alerta e também já pararam as atividades por 48 horas. Da mesma forma, a saúde paralisou as atividades por 24 horas. Pelo visto, se o governo não apresentar melhoras aos servidores públicos, a situação no estado ficará caótica nos próximos dias.

19 de maio de 2011

Greve de 8 Dias na Educação em Alagoas

      Os servidores da educação do estado de Alagoas decidiram ontem pela greve de uma semana devido à intransigência do governador em atender as reivindicações da categoria. Em reunião nesta manhã no CEJA Remy Maia, a direção ouviu os servidores para decidirem a respeito da situação e a maioria acatou a decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas - SINTEAL - em paralisar as atividades. Durante o período de greve funcionarão apenas alguns serviços burocráticos na secretaria da escola e a direção da escola estará presente durante todo o dia. 
      Os servidores reclamam, além dos salários, melhorias nas condições de trabalho como mais segurança nas escolas, estrutura física adequada, mobiliário entre outros itens fundamentais como diários de classe que até o momento está em falta.
      A direção informa aos alunos que os professores monitores estarão na escola, mas fica difícil ter aulas por conta da ausência do pessoal da limpeza e merendeiras e ainda pela falta de transporte escolar, tendo em vista que as escolas maiores aderiram 100% ao movimento e que nestas condições a maioria dos motoristas se abstêm de transportar os alunos de uma escola apenas. 
      Ficamos no aguardo de que a situação seja resolvida o mais breve possível.

16 de maio de 2011

Governador quer Contratar Pessoal sem Concurso por 4 Anos


      Como se não bastasse a revolta dos servidores públicos acerca do aumento miserável proposto pelo governador do estado, agora uma nova polêmica deve acirrar a disputa entre governo e servidores. É que o Excelentíssimo Governador enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que possibilita a contratação de servidores sem concurso público por um período de quatro anos. Ou seja, durante seu segundo mandato não haveria concurso público e sim pessoas contratadas de acordo com a "boa vontade e critérios" do governo. Acreditamos que isto trará mais revolta ainda à classe dos servidores públicos do estado. Acompanhe a matéria abaixo veiculada no site gazetaweb.com.


Estado quer contratar por 48 meses sem concurso público
Além de ampliar áreas profissionais, projeto aumenta de 24 para 48 meses prazo de contrato, o que elimina concursos
  Gazeta de Alagoas - Niviane Rodrigues
Um projeto de lei que está em vias de chegar ao plenário promete virar, mais uma vez, a Assembleia Legislativa de Alagoas de “cabeça para baixo”, como o foi na semana que passou, quando o parlamento foi alvo de manifestantes que, revoltados com o aumento de 108% nos subsídios dos deputados, e o reajuste de 5,91% anunciado pelo governo para as categorias, atentaram contra o Poder tantas vezes alvo de insatisfação popular. 


Até aquele momento, a prioridade era a votação do veto contra o reajuste dos salários dos parlamentares, que trancava a pauta e impedia o andamento da apreciação de matérias pela Casa. O veto foi derrubado, e agora o governo corre contra o tempo para garantir que matérias de interesse do Executivo, muitas das quais engavetadas desde o ano passado, sejam aprovadas.


Projeto muda lei criada há 13 anos 


A Gazeta teve acesso à mensagem governamental que trata da mudança na lei criada há 13 anos. Pela mensagem, o Artigo 1º passa a ter a seguinte redação: “Considera-se situação de urgência para fins de contratação temporária de excepcional interesse público...”. Aí está o ‘xis’ da questão. Pela matéria original, a contratação se daria apenas quando comprovada a carência de pessoal para atender exclusivamente à saúde, nas áreas de urgência e emergência; à educação, na área dos ensinos fundamental e médio; à pesquisa científica, na área de proteção ambiental, e à área de informática.
Com a nova redação dada pelo governo, serão incluídas outras categorias. São elas: assistência social, em casos de desabilitação de municípios e de proteção a menores em situação de alta vulnerabilidade social. Não só. O Executivo quer o mesmo tratamento para poder contratar temporariamente servidores “nas hipóteses de execução de contratos, convênios e assemelhados firmados com a União e as suas autarquias, nas quais haja a previsão para contratação de pessoal, nas situações especificadas neste artigo”, diz o texto modificado da lei de 1998.



LRF é utilizada para justificar proposta 


Na mensagem enviada à Assembleia, o governador Teotonio Vilela vai buscar na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) a “justificativa” para a alteração do prazo de contrato temporário. 


Diz o chefe do Executivo para convencer os deputados a votarem favoráveis na matéria: “É sabido que o Poder Executivo, por já haver atingido o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, no respeitante à despesa com pessoal, encontra-se impedido de realizar concurso público para admissão de novos servidores que venham atender a execução de diversos convênios e assemelhados celebrados com a União, tornando-se imprescindível a busca de uma alternativa célere para a contratação de profissionais qualificados, em caráter excepcional, por tempo determinado, permitida pela Constituição Federal”. 

9 de maio de 2011

MONITORES PERMANECEM SEM RECEBIMENTO DE SALÁRIOS HÁ MAIS DE 4 MESES

      O descaso com a Educação do Estado de Alagoas está extrapolando todos os limites. Os professores monitores contratados para suprirem carência na rede estadual de ensino estão sem receber salário desde janeiro. Desta forma, os monitores estão "pagando" para trabalhar, pois dependem de transporte para chegar ao trabalho. O pior de tudo é que não se tem uma data certa para receber, pois a cada mês que passa vem a esperança em receber que logo se esvai no último dia do mês.
      Solicitamos gentilmente que a 3ª CRE interceda junto ao setor responsável pelo pagamento destes monitores, pois somam-se quatro meses de atraso nos salários; Janeiro e Fevereiro referentes ainda ao ano letivo de 2010, Março e Abril de 2011. E esperamos que o mais rápido possível os monitores que "sustentaram o ano letivo de 2010" em nossas escolas recebam o que lhes é de direito.
       A equipe gestora do CEJA Remy Maia lamenta profundamente a situação e informa que nunca deixou de enviar os boletins de frequência em tempo hábil.  
       É LAMENTÁVEL!

3 de maio de 2011

SINTEAL RECEBE MOÇÃO DE APOIO DA CNTE


MOÇÃO DE APOIO AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
  
  
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, à qual o SINTEAL - Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas é afiliado, vem a público manifestar seu irrestrito APOIO aos(as) educadores(as) do Estado, que realizaram paralisação de advertência nos dias 18 e 19 de abril, por entender que a luta por melhores condições de trabalho e pela qualidade social da educação pública é legítima. 
  
Para a CNTE, somente mobilizados e organizados, os(as) trabalhadores(as) em educação poderão construir uma escola pública gratuita e de qualidade para todos e em todos os níveis e modalidades de ensino. A deflagração de greve é o último recurso usado na luta por melhores condições de trabalho. Lamentamos que o governador em vez de buscar o diálogo com a categoria, prefere recorrer ao Poder Judiciário como forma de intimidar os(as) educadores(as). 
  
Em vez da intimidação, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, deveria abrir o canal negociação, reconhecendo, na prática, o direito constitucional à livre associação sindical e, conseqüentemente, o direito de negociar as suas condições de trabalho e perspectivas de carreira para o funcionamento permanente da educação pública. Decisões judiciais contra o movimento sindical, lamentavelmente, representam o autoritarismo do Estado contra os(as) trabalhadores(as). 
  
Assim, a CNTE espera que seja encaminhada, com urgência, uma proposta concreta para as reivindicações da categoria, com o intuito de evitar uma possível greve, sobretudo atendendo aos anseios da população por educação pública de qualidade e da categoria por dignidade e reconhecimento profissional, de forma permanente. 
  
Brasília (DF),  3 de maio de 2011 
      
Roberto Franklin de Leão 
Presidente da CNTE

DEPUTADO JUDSON CABRAL DEFENDE SERVIDORES GREVISTAS


Em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 3, o deputado Judson Cabral (PT) voltou a defender o movimento grevista dos servidores públicos estaduais e criticou o governo do Estado, que na visão do petista não tem dado a devida atenção aos trabalhadores. “O que pode agravar ainda mais a situação”, observou Cabral. Os trabalhadores estaduais lutam por melhores salários e rechaçam o aumento de 5,91% proposto pelo Governo. Eles prometem entrar em greve, caso o Executivo não negocie com as categorias.
“Não posso concordar com o reajuste de 5,91%, depois de cinco anos, onde parte dos servidores nem ao salário mínimo têm direito”, declarou o parlamentar, acrescentando que esteve presente na assembleia realizada pelos policiais militares e presenciou o inconformismo e  a revolta de alguns policiais sobre as decisões do Tribunal de Justiça quando antecipa liminares colocando ilegalidades à greves que ainda não foram deflagradas.
Segundo Cabral, os policiais militares se mostram indignados com o Poder Judiciário, que não age em defesa da categoria quando questionam o descumprimento de leis, que asseguram o reajuste proveniente da isonomia salarial. O deputado apelou para que a liderança do governo na Assembleia Legislativa promova um canal de diálogo, para que os parlamentares possam ajudar na intermediações entre os trabalhadores e o Executivo.
Em aparte, o líder do governo na Casa, deputado Edval Gaia (PSDB) defendeu o Executivo, argumentando que o governador Teotonio Vilela Filho está preocupado com a situação e que a disposição para o diálogo continua. Gaia destacou, inclusive, a implantação da política salarial do Estado que permite o reajuste dos vencimentos do funcionalismo anualmente. “O que resta é discutir as perdas, se é que houve perdas. O governo tem o maior interesse em resolver a questão dos servidores”, garantiu o líder governista.
Assessoria ALE

2 de maio de 2011

LUTO: AULAS SUSPENSAS NESTA SEGUNDA-FEIRA

      Em virtude do falecimento do aluno JÚLIO CÉSAR NUNES DOS SANTOS ocorrido neste domingo, as aulas  desta segunda-feira foram suspensas em respeito e pesar à família do referido aluno.

1 de maio de 2011

CONSELHO ESCOLAR DEFINE PRAZO PARA AQUISIÇÃO DE FARDAMENTO ESCOLAR

      Em reunião ocorrida sexta-feira, dia 29, o Conselho Escolar definiu o prazo final para aquisição do fardamento escolar pelos alunos. Até 13 de maio, os alunos que ainda não possuem o fardamento escolar deverão adquiri-lo, pois a partir desta data não será permitida a entrada de alunos na escola sem o referido fardamento. O uso do uniforme escolar está previsto no regimento interno da instituição e é uma necessidade para identificação do alunado. O conselho escolar também deliberou que o portão de acesso da escola não mais será aberto para que alunos saiam para comprar lanche ou para outras atividades durante o intervalo. Por questões de segurança do aluno e de toda a comunidade escolar, a entrada e saída será melhor controlada a partir de então.
      Solicitamos a compreensão de todos, pois medidas como estas são tomadas em benefício de toda a comunidade escolar.

      O fardamento está disponível para compra nas empresas:
* CRISSIL MODAS (por trás do Bradesco) - fardamento bordado R$ 19,00;
* PASSARELA FARDAMENTOS (Av. Muniz Falcão) - fardamento pintado R$ 18,00.