20 de junho de 2011

Governador Antecipa o Feriado de São Pedro para o dia 27

      O governador do estado antecipou, através de decreto, o feriado do dia 29 de junho, São Pedro, para o dia 27, segunda-feira.

      Veja abaixo o texto do decreto, publicado no Diário Oficial do Estado no dia de hoje.




DECRETO Nº 14.208, DE 17 DE JUNHO DE 2011.
DSPÕE SOBRE A ANTECIPAÇÃO DO FERIADO ESTADUAL DO DIA DE SÃO PEDRO.

     O   G O V E R N A D O R   D O   E S TA D O   D E ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do art. 107 da Constituição Estadual, e tendo em vista o disposto no art. 230 da Lei Estadual nº 5.247, de 26 de julho de 1991, c/c o Decreto Estadual nº 9.215, de 10 de dezembro de 2010,
      Considerando que o dia 29 de junho é feriado estadual de São Pedro, na forma do inciso X do art. 1º do Decreto Estadual nº 9.215, de 10 de dezembro de 2010;
    Considerando que grande parte do comércio alagoano, no dia 27 de junho do corrente ano, estará fechado
em virtude do Dia do Comerciário, conforme nota da Fecomércio/AL, noticiada pela imprensa em 15 de junho de 2011; e
      Considerando ainda a conveniência e oportunidade para o serviço público estadual,
      DECRETA:
    Art. 1º Fica antecipado, excepcionalmente, para o dia 27 de junho de 2011, segunda-feira, o feriado estadual relativo ao dia de São Pedro deste ano, a que se refere o Decreto nº 9.215, de 10 de dezembro de 2010.
     Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

     PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 17 de junho de 2011, 195º da Emancipação Política e 123º da República.

TEOTONIO VILELA FILHO
Governador

19 de junho de 2011

Professor Edson Marques Brandão é Selecionando para mais uma Antologia Literária

O professor e escritor Edson Marques Brandão, Diretor Geral do CEJA Remy Maia, foi selecionado para mais uma antologia poética. O referido livro será lançado na Feira de Guadalajara, México, e na jornada cultural da Academia de Artes de Cabo Frio - ARTPOP. O livro será intitulado Brasil: Mais que um país, uma inspiração II

Abaixo segue a relação dos selecionados, disponível no link http://blogdaizabellevalladares.blogspot.com/2011/06/selecionados-para-o-livro-para-feira-de.html.

Selecionados para o livro para a feira de Guadalajara e jornada cultural da ARTPOP

O Livro para a feira de Guadalajara, irá chamar-se "Brasil, mais que um país, uma inspiração II"
O livro será levado por Agnes Castro a Feira de Guadalajara, e aui no Brasil, será lançado na jornada cultural da ARTPOP no dia 11/ 11/ 11. Que esta data traga sorte a todos os participantes para que o sucesso esteja cada vez mais próximo de todos nós.Ainda receberemos textos até o dia 30 , conforme foi anunciado no primeiro edital para a obra.

* Os autores que estão em vermelho estarão também no livro "Cordéis encantados, contos incríveis e poesias inesquecíveis" que será lançado no dia 10 de setembro na Bienal do Rio de Janeiro, e os autores que estão em azul, estão participando do livro "Papo Cabeça" que será lançado na mesma data.

Ana Nazaro
André Alves
Antônio Calazans
Auguto Biffi
Anabel Sampaio
Aquila Nogueira
Andre Manson
Alex Feitosa
Brenno Dias
Bobry
Cristina da Paz
Carlos Trigueiro
Cristiano Covas
Claudia Schiavone
Dhiogo José
Danilo Silva
Deise Formentim
Douglas Cristiano
Erika Ferraz
Edilson Nascimento Leão
Elaine Campel
De Luna Freire
Eritânia Brunoro
Edson Marques Brandão
Ediloy Ferraro
Floreny Avila
Flavio Maciel
Fernando Mendes
Francisco Ferreira
Franco Mano
Francisco Miranda
Heitor Herculano
Isabel Vargas
Ironi Lírio
Josane Peer
Jô Mendonça Alcoforado
Jayme de Oliveira Filho
Lourival Silva
Lorena de Macedo
Luziane Farias
Ligia Aguiar
Marcia Barroca
Mario Rezende
Mercimeiry Lucia Grilo
Merari Tavares
Ney Pompeu
Nívea Sabino
Pinheiro Neto
Pedro de Freitas
Ricardo Stel
J.B.Romani
Renata Reis
Therê Valio
Vanyr Carla
Wagner Marim
Zezé Barcelos
Betty Silberstein
Lenir Moura
Zezé Barcelos
Arlete Trentini
Vicência Jaguaribe
Maria Alice Lima 
Leomária Mendes Sobrinho
Roosevelt Leite
Marcia Portella
Maria Helena Castro
Lúcia Celeste Barbetta
Geraldo Portal Veiga
Ceiça Esch
Julio César Bridon
Alex de Felix
Janice França
Profª Vera Valle
Odyla Paiva
Neri França Bocchesi
Osvaldo Junior Juno

18 de junho de 2011

Concorra a 5 livros de Edson Marques

      O professor/escritor Edson Marques está promovendo um brinde de 5 exemplares de livros. Sendo dois exemplares da antologia Brasil: Mais que um país, uma inspiração - da qual participa com a crônica Onde estão os cérebros? - e três exemplares do livro Frontispícios do Pensamento. Para concorrer aos livros, o interessado deverá acessar o blog http://edson-marques.blogspot.com/2011/06/sorteio-de-livros.html , fazer a leitura da crônica Onde estão os cérebros? tornar-se seguidor do blog e deixar um comentário no post. Os cinco melhores comentários ganharão um livro do autor.
      O livro será enviado para os ganhadores via correio. Para tal, após o resultado, o ganhador deverá enviar seu endereço para o e-mail edsonbmarques@yahoo.com.br para a postagem do mesmo.

     Abaixo as capas dos livros:

     

Aguardem a publicação do livro Fagulhas e Desejos.

16 de junho de 2011

Assembleia Legislativa Aprova Reajuste de 15% para os Servidores da Saúde

      Esse nosso estado é realmente o campeão das desigualdades. A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas aprovou um reajuste de 15% para os servidores da saúde que deve ser somado ao reajuste de 7% já concedido pelo governador para as demais categorias dos servidores. Não bastasse os aumentos absurdos concedidos aos senhores deputados por eles próprios de 109%, 135% concedidos aos secretários estaduais e 35% concedidos aos secretários adjuntos pelo governo do estado, agora os senhores deputados aprovam um reajuste de 22% para a saúde após a greve dos demais servidores ter sido encerrada. Esse aumento humilha a educação, a polícia militar e civil e os bombeiros. Todas as categorias tem os mesmos direitos, não podemos aceitar esta afronta da ALE. Esperamos que o governador vete este absurdo e conceda o mesmo índice para todos os servidores.

ALAGOANO SOFRE!



ALE: Reajuste de 15% é aprovado para servidores da saúde


  •  
  •    
    A Assembleia Legislativa Estadual (ALE) aprovou o reajuste de 15% para os servidores da rede pública estadual de Alagoas. A decisão dos deputados segue agora para ser sancionada pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). O reajuste nos salários será pago ainda em junho, com o mês retroativo a maio. Além desse aumento, a categoria espera receber mais 7% que o governo está oferecendo aos demais servidores.
    A previsão é que o percentual, que já foi aceito pelos setores da educação e da Polícia Civil, siga ainda este mês para a ALE e seja incorporado para a saúde, somando um valor total de 22% de reajuste para a categoria, que não aderiu à greve deflagrada em vários setores do funcionalismo público estadual.
    A estratégia de apresentar as perdas salariais sofridas desde o primeiro ano de governo tucano, bem como pressionar o Estado com base em uma negociação que se arrastou por quatro anos e foi interrompida pelo Executivo sem qualquer progresso, acabou sendo a mais viável para os líderes do Movimento Unificado da Saúde.
    “Vejo o aumento de 22% como positivo, fruto de uma batalha difícil entre o Movimento Unificado da Saúde e o governo. Não podemos deixar de destacar, entretanto, que a morosidade dessa gestão estadual dificulta as relações nos dois lados. O governo sem dúvida trata a categoria muito mal e desde que assumiu o Estado, os servidores tiveram perdas muito altas nos salários”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho.
    Segesp recebe reivindicações
    Em reunião com a Secretaria de Gestão Pública, as lideranças do Movimento Unificado da Saúde entregaram uma pauta de reivindicações à secretária adjunta de pessoas, Ricarda Pontual Calheiros, que se comprometeu a analisar todos os itens. Num prazo de dez dias, servidores e governo voltam a debater as reivindicações.
    Nos pontos exigidos pela categoria, a implantação da insalubridade para quem ainda não recebe o adicional, mas está atuando dentro da unidade de saúde; a correção da insalubridade com a unificação de 40% para servidores que recebem de forma discriminatória; a transformação oficial da rede do hemocentro em unidade de urgência emergência, já que a unidade faz este tipo de serviço, no entanto, os servidores não recebem a gratificação; reajuste na produtividade GPF; reativação da Comissão de Reavaliação para emissão de laudos de insalubridade; mudança de letra a cada cinco anos, uma clausula não respeitada nesse governo; e a revisão cargos e carreiras. 
    por Divulgação Sateal


    SEE Estabelece Período de Recesso para Todas as Escolas Estaduais

          A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte determinou o período de recesso para todas as escolas da rede estadual de 19 de junho a 03 de julho. O recesso, desta forma, desagradou imensamente aos educadores, tendo em vista que a educação saiu de uma greve há apenas uma semana e muitas escolas terem iniciado o ano letivo com atrasos por falta de carteiras escolares como foi o caso do CEJA Remy Maia que teve o início do ano letivo em 28 de março.
          Em reunião na 3ª Coordenadoria de Ensino na manhã de hoje, diretores escolares se reuniram com os técnico da CRE e receberam a notícia através da coordenadora Judite Rocha que informou que esta é uma determinação do Senhor Secretário de Educação Adriano Soares e que as escolas não poderão modificar esse período.
           A situação do CEJA Remy Maia, e de tantas outras escolas, fica um pouco comprometida, pois havia  uma série de atividades programadas para a segunda quinzena de junho como a Gincana Junina que aconteceria no dia 30 de junho e que, agora, deverá acontecer na 2ª ou 3ª semana de julho, um São João fora de época. Essa é a segunda paralisação, sem contar o atraso do início do ano letivo devido à falta de carteiras escolares. Tememos pela desestimulação do nosso alunado e pelo aumento da taxa de evasão.

    IFALabrirá Concurso para 129 Vagas

         O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas - IFAL abrirá concurso para 129 vagas em nível fundamental, médio e superior. As inscrições serão abertas nesta sexta-feira, 17 de junho e vão até  27 de junho pelo site da copeve no endereço http://www.copeve.ufal.br.

    15 de junho de 2011

    Resultado da Greve em Alagoas


    UMA GREVE QUE TROUXE AVANÇOS E LIÇÕES
                 A luta de quase um mês da educação estadual contra um governo intransigente - que não mediu esforços para pressionar e criminalizar nosso movimento -, por todos os motivos, merece o PARABÉNSda diretoria do Sinteal.
                Apesar de difícil, foi, sim, uma luta histórica especial porque uniu trabalhadores e trabalhadoras de categorias importantes, como educaçãosaúde e segurança, todas em luta contra asfamigeradas políticas neoliberais tucanas” (leia-se PSDB!) de desvalorização do trabalho e dos trabalhadores, de desmonte das políticas sociais, em benefício de uma agenda privatizante para atingir essas e outras áreas voltadas ao atendimento da população.
                Na educação, apesar do “show” de intransigênciafalta de díalogoameaças e mesmopunições que foi dado pelo Governo do Estado, ficou a certeza de que a nossa luta está, sempre e cada vez mais, forte e acesa! Que a nossa teimosia cidadã, a nossa vontade de não ter medo – mas sem dar passo em falso ou afobado – vai sempre prevalecer, ano após ano, luta após luta.
                A greve terminou. Dela saímos com vitórias pontuais e com avanços que poderiam ter sido maiores se o governo tucano não usasse a intimidação e a truculência contra companheiras/os já precarizados em seu contrato de trabalho. Mesmo assim, muitos monitores (leia-se trabalhadoras/es em educação) entraram na luta e construíram, ao lado de todas/os as/os companheiras/os efetivas/os, uma verdadeira trincheira de luta (viva à nossa unidade!). O momento, agora, é de garantir o acordo quearrancamos por escrito do governo estadual; de passar para a categoria a certeza de que não foi pouca coisa o que conquistamos nas ruas e assembléias, no grito e na garra.
                Um por um dos pontos elencados a baixo foi conquistado com muita luta por cada trabalhadora/or da educação contra um governo que, há 04 anos, desrespeita a educação e a categoria! Vamos a eles, então, e parabéns a todas/os as/os companheiras/os pela lição de combatividade e coragem!
    O ACORDO PONTO POR PONTO
    REAJUSTE SALARIAL: Saltamos de um reajuste de 5,91% cento (ainda mais dividido em duas vezes!) para 7% retroativo a maio (o que ainda é pouco) e conseguimos avançar para uma política salarial que nos garante, a cada ano, a reposição da inflação, por meio de reajuste de referência (IPCA + Aumento da receita estadual). Atenção: a partir de agora, nosso poder de luta e de mobilização seráfundamental para garantir percentuais maiores de reposição salarial!
    ABONO DE FALTAS (PUNIÇÃO ‘ZERO’): A justa luta da educação não será punida. O Ofício n° 110/2011 da Secretaria de Gestão Pública diz que “não haverá punição dos atos exclusivamente ligados ao movimento grevista reivindicatório”.
    MESA DE NEGOCIAÇÃO: Fica mantida a mesa de negociação da educação (que iremos cobrar a toda hora!). A Secretaria de Gestão Pública, oficialmente, promete estabelecer por decreto uma mesa de negociação permanente com representação de todas as categorias.
    NÃO À CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA, E SIM AO CONCURSO PÚBLICO: Nossa luta derrotou overgonhoso projeto de lei do governo pró-contratação temporária por 48 meses e a realização deconcurso público já é pauta da agenda do governo.
    ALINHAMENTO DE TABELA (PCC/FUNCIONÁRIOS): Apesar de a tabela apresentar dificuldades, com problemas para a carreira, deve-se levar em consideração que, a partir do acordo com o governo, fica consolidado o salário mínimo como piso, mais os 7% do reajuste salarial retroativo a maio, para mais de 70% do universo de funcionárias/os.
    PROGRESSÃO (MUDANÇA DE LETRA): Quem tem direito à mudança de letra terá ganho real comreajustes que vão de 6% a 31,88%. Por exemplo, da letra A para B e da letra B para C o ganho é de6% (mais os 7% de reajuste retroativo a maio) e da letra C para D o ganho é de 31,88 (mais os 7% de reajuste retroativo a maio). 
    ATENÇÃO!!!
     A política salarial é ponto comum. Para a nossa categoria, a luta que se inicia é pela revisão dos planos de cargos e carreiras das/os funcionárias/os e do magistério.

    Fonte: SINTEAL

    10 de junho de 2011

    Educação Encerra Greve com Vitórias Pontuais

    Em assembléia geral que lotou o auditório do Clube Fênix Alagoana, na manhã desta 6ª feira (10/06), as/os trabalhadoras/es em educação da rede pública estadual decidiram pelo fim da greve, não sem antes exigir e receber do Governo do Estado de Alagoas, um documento oficial, assinado pelo secretário de Gestão Pública, Sr. Alexandre Lages, onde o Executivo estadual se compromete a atender importantes pontos da pauta de reivindicações da educação e também da pauta geral apresentada pelo movimento unificado dos servidores públicos estaduais.

    Dentre os pontos que constam no documento da Secretaria de Estado da Gestão Pública estão o reajuste salarial imediato (que salta de 2,95% para 7%), a garantia anual de reposição da inflação por meio da aplicação do IPCA mais aumento da receita líquida do Estado, a realização de concurso público (a partir da retirada do vergonhoso projeto de lei pró-contratação de temporários por 48 meses!), a continuidade dos investimentos públicos nas áreas da educação (além da saúde, segurança pública e assistência social) e a garantia da mesa de negociação permanente entre governo e educação, que discutirá, imediatamente, a implantação das progressões de níveis pendentes, alinhamento da tabela dos funcionários de escola, entre outras cláusulas reivindicatórias.
    Representação do interior
    Novamente com a presença de companheiras/os de núcleos regionais do interior do Estado (Arapiraca, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Matriz do Camaragibe, Rio Largo e Pão de Açúcar), a categoria recebeu informação de que o Sinteal está preparando um “Dossiê da Educação”, a ser encaminhado ao Ministério Público Estadual, que mostrará o caótico quadro de desmantelamento vivido pelas escolas públicas estaduais alagoanas.
    “Se pararam os trabalhos no Fórum de Justiça no Barro Duro porque quebrou o ar condicionado, como é que ficam as escolas que não tem nem um ventilador, um bebedouro ou mesmo carteiras?”, pergunta a vice-presidente do Sinteal, Maria Consuelo, que repudia o que chama de “tratamento diferenciado” quando o assunto é educação pública.
    Mesa de negociação
    A preocupação, agora, com o fim do movimento de greve e de luta, é garantir, para já, a cobrança do início da mesa de negociações para acelerar o cumprimento da pauta de reivindicações da categoria.

    Termina a Greve da Educação em Alagoas


    Servidores da educação aceitam reajuste de 7% e encerram greve em AL

    12h27, 10 de Junho de 2011Flávia Duarte e Amanda Dantas
    Flávia Duarte/Alagoas24Horas/Arquivo
    Servidores da Educação terminam greve e retomam atividades nesta segunda-feira
    Servidores da Educação terminam greve e retomam atividades nesta segunda-feira
    Chega ao fim nesta sexta-feira, dia 10, a greve dos servidores da educação de Alagoas. Em assembleia, realizada no Clube Fênix Alagoana, professores e profissionais administrativos aceitaram a proposta de reajuste de 7% em única parcela e retornam aos trabalhos a partir da próxima segunda-feira.
    Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas, Izac Jakson, o reajuste não é o pleiteado pela categoria, mas avalia como positivo o movimento dos servidores, uma vez que no documento oficial com as propostas do Governo do Estado teria outros fatores importantes, como a política de recuperação salarial.
    “Foi aceitada a proposta de 7% em parcela única para maio. Não é o queríamos, mas há outros fatores que consideramos positivo para os servidores, como a política de reposição salarial, que aponta para o ganho real, além do fato de que os servidores que recebiam abaixo do mínimo terão seus salários equiparados ao mínimo e ainda terão o reajuste de 7%. O piso dos servidores administrativo será de R$ 583,00”, explicou o sindicalista.
    Ainda de acordo com Jakson, a proposta do governo se compromete ainda com a retirada do Projeto de Lei que tratava da contratação de servidores temporários e com o estudo de concurso público para todas as áreas que têm carência de profissionais em Alagoas.
    Os servidores da Educação são a segunda categoria a aceitar a proposta de reajuste salarial proposta pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), os militares também aceitaram o reajuste de 7% no último dia 7. Os servidores da educação estavam em greve há mais de 15 dias.

    8 de junho de 2011

    Projeto Educação Preventiva para uma Vida sem Drogas

          O CEJA Remy Maia desenvolve o projeto Educação preventiva para uma Vida sem drogas desde o mês de maio. O referido projeto objetiva tratar o assunto drogas na escola numa roda permanente de discussão e de debates, levando o jovem e o adulto a conhecer as consequências do uso de drogas para o indivíduo. O projeto faz parte das tarefas desenvolvidas por um grupo de professores do CEJA que acabaram de participar do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores das escolas públicas promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e a Universidade de Brasília. 
         Dentre as atividades previstas no projeto estão elencados debates em sala de aula promovidos pelos professores, trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos, visita à Fazenda da Esperança para que os jovens conheçam a realidade de pessoas dependentes de drogas que lutam para se libertar da dependência e ciclo de palestras promovido por profissionais da saúde e outros parceiros da escola.
         Abaixo, temos um infográfico que mostra os efeitos do óxi no corpo humano. O óxi, descoberto recentemente, é a pior droga conhecida no momento, tem poder destrutivo maior que o crack e infelizmente muitos jovens tem embarcado nessa viagem quase sem volta.

          Vamos dizer sim à saúde, não às drogas!

    7 de junho de 2011

    Militares Aceitam Reajuste de 7%, Educação Decidirá na Próxima Sexta-feira

          A categoria do militares decidiu hoje, em assembleia, aceitar o reajuste de 7% proposto pelo governo do estado de Alagoas. Quanto à educação, ficou marcada uma nova assembleia para a próxima sexta-feira para discutir os diversos pontos da pauta, tendo em vista a mudança de secretário da pasta.
          Mas pelo andar da carruagem, tudo indica que a educação também aceitará os míseros 7%. Esperamos contudo que o plano de cargos e carreira seja cumprido. Não é justo que servidores que estão na ativa há onze anos recebam os mesmos subsídios de quem adentrou no serviço agora.

    1 de junho de 2011

    Retorno às Aulas

          CONVIDAMOS A TODOS OS PROFESSORES PARA UMA REUNIÃO NESTA SEXTA-FEIRA, 03 DE JUNHO, ÀS 14H, PARA DISCUTIRMOS SOBRE O REINÍCIO DAS AULAS E FAZERMOS A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO.

         COMUNICAMOS AOS NOSSOS ALUNOS QUE A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, 06 DE JUNHO,  VOLTAREMOS ÀS AULAS AINDA QUE A GREVE DOS SERVIDORES ESTADUAIS PERDURE. A ESCOLA FUNCIONARÁ COM OS MONITORES CONTRATADOS E COM OS PROFESSORES E SERVIDORES QUE NÃO ADERIRAM À GREVE.

          INFORMAMOS AINDA QUE A DIREÇÃO DO CEJA NÃO FAZ NENHUMA PRESSÃO SOBRE OS SERVIDORES E QUE OS MESMOS SÃO LIVRES PARA VOLTAR AO TRABALHO OU PERMANECER NO MOVIMENTO GREVISTA.

        ESTE É UM MOMENTO IMPORTANTE EM NOSSO ESTADO ONDE ESTAMOS DEFENDENDO MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E O RETORNO ÀS AULAS NESSE MOMENTO SE DEVE AO INÍCIO DO ANO LETIVO TER ACONTECIDO COM GRANDE ATRASO POR FALTA DE CARTEIRAS O QUE TRARÁ SÉRIOS PROBLEMAS PARA OS NOSSOS ALUNOS. 

         ESPERAMOS QUE O GOVERNO DO ESTADO TRATE O SERVIDOR PÚBLICO COM RESPEITO E DIGNIDADE!

    Greves Continuam em Alagoas


    Mesmo com nova proposta de reajuste, servidores fazem mobilização no Centro
    Parte das categorias se mostrou interessada no reajuste de 7%; proposta do Governo só seria aceita mediante reajuste de mais 7% em janeiro
      Gazetaweb - Daniel Dabasi e Bruno Soriano

    Parte dos servidores estaduais se mostrou interessada na proposta de reajuste de 7% em única parcela retroativa ao mês de maio apresentada pelo Governo Estadual na tarde desta quarta-feira (1º). Entretanto, algumas categorias afirmam que só aceitariam tal aumento mediante o reajuste de mais 7% em janeiro de 2012 (antes da data-base das categorias), totalizando 14%.


    Centenas de funcionários públicos estiveram reunidos na Praça Deodoro, no centro de Maceió, em mais um grande protesto. Com faixas, cartazes e até mesmo um caixão simbolizando o enterro do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), os trabalhadores proferiram palavras de ordem e pediram mais atenção do governo. Fardas de policiais militares foram estendidas num varal para representar a insatisfação da categoria, além do que as mulheres de policiais militares realizaram um panelaço como forma de protesto. 

    Após percorrerem ruas do centro da capital, manisfestantes concentraram-se em frente à sede da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), na Praça Dom Pedro II, onde derrubaram, mais uma vez, a cerca de proteção do prédio. Houve tumulto e bombas atiradas pelos trabalhadores em direção ao portal principal da Assembleia. Eles foram impedidos de entrar na ALE - onde deputados estiveram reunidos nesta tarde - pelos militares que fazem a segurança do local. Não houve feridos.