29 de setembro de 2011

Professor da rede pública lança obra em Bienal do Livro de Pernambuco — Educacao


Fagulhas e Desejos já foi lançado este mês na Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) e em Palmeira dos Índios, cidade natal do educador
Professor da rede pública lança obra em Bienal do Livro de Pernambuco
Edson Marques lança livro em Pernambuco
Pollyanne Costa
Foto: Valdir Rocha
O professor da rede pública estadual Edson Marques Brandão lança nesta sexta-feira (30), às 19h, o livro “Fagulhas e Desejos” na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Centro de Convenções de Olinda. No mesmo dia, o educador, que atua como professor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia, em Palmeira dos Índios, participa do debate “Literatura e Empreendorismo”, com Izabelle Valladares, no Café Cultural. 
A obra “Fagulhas e Desejos” é o resultado de experiências vividas pelo autor em sala de aula como estudante de escola pública e, posteriormente, como professor da mesma rede que transformou sua história. No livro, composto de crônicas e sonetos, reunidos em 84 páginas, o professor encontra nas palavras a possibilidade de revelar em linhas poéticas o olhar, o sentimento e o seu cotidiano no Agreste. 
“Esse livro é a realização de um sonho, é como um filho que alimentei e hoje o vejo formado para apresentá-lo ao mundo, mundo da literatura e da educação, que fazem parte da minha vida e que não consigo separar.”, frisa Brandão. E continua: “Os contos e os sonetos são meu escape, meu conforto. É por meio deles que me expresso, emito minha opinião, é quando deixo os números um pouco de lado e me dedico ao mundo das letras, abraço as palavras, a nossa língua, crio os versos. É neles que extravaso de verdade.”, completa.
Lançamento – A obra foi lançada no dia 20 de agosto, no Teatro Municipal de Cabo Frio, Rio de Janeiro, local onde o professor foi convidado para compor o grupo de acadêmicos correspondentes da Academia de Artes de Cabo Frio (Artpop). O livro também já foi divulgado em terras alagoanas: no último dia 10, houve lançamento na Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) e dia 23 em de Palmeira dos Índios. 
A próxima etapa será expor a obra na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no dia 27 de outubro.

http://www.educacao.al.gov.br/comunicacao/sala-de-imprensa/noticias/professor-da-rede-publica-lanca-obra-em-bienal-do-livro-de-pernambuco
Fonte: 

12 de setembro de 2011

Professores da 3ª CRE Visitam a FLIMAR

Professores da 3ª Coordenadoria de Ensino visitam a 2ª Edição da Festa Literária de Marechal Deodoro. A caravana foi organizada pelo Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor da 3ª CRE.

Os professores do CEJA Remy Maia Edson Marques Brandão, Marileide Albuquerque e Maria Lenilda Ribeiro estiveram presente e participaram da palestra dos escritores José Inácio Vieira de Melo, Marcus Accioly e Salgado Maranhão além de diversas outras atividades culturais.

A segunda edição da Flimar homenageou o poeta alagoano Ledo Ivo e trouxe diversas personalidades do mundo literário.
Edson Marques Brandão doa livros que são sorteados no ônibus entre os professores
Palestra do poeta José Inácio Vieira de Melo
Professores com o escritor/poeta José Inácio Vieira de Melo
Palestra dos escritores Salgado Maranhão e Marcus Accioly


O escritor Edson Marques Brandão autografando durante a FLIMAR
Edson Marques Brandão e a escritora alagoana Arriete Vilela
                                                                  Grupo de seresteiros pelas ruas de Marechal

Diretor do CEJA é Homenageado por Servidores

Ao retornar de Cabo Frio, onde foi laureado pela Academia de Artes recebendo o título de Acadêmico Correspondente, o diretor do CEJA Remy Maia professor Edson Marques Brandão recebeu uma bonita homenagem dos servidores que o receberam com festa, faixa e placa. Emocionado, o diretor agradeceu e disse que não esperava todo o carinho a ele dispensado. Falou ainda da alegria do reconhecimento pelo seu trabalho. 

Veja algumas imagens do evento:




  










 





Veja também algumas fotos da posse de Edson Marques Brandão na Academia de Artes de Cabo Frio - ARTPOP.








Com as escritoras Jô Mendonça Alcoforado (Paraíba) e Izabelle Valladares (Cabo Frio)