23 de dezembro de 2011

Boas Festas!

   

Expressamos nossos votos de um Feliz Natal para servidores, professores e alunos e que 2012 nos traga grandes realizações!


Enem: Secretaria de Educação emite certificados de conclusão de Ensino Médio a partir de 16 de janeiro


Enem: Secretaria de Educação emite certificados de conclusão de Ensino Médio a partir de 16 de janeiro
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) informa aos estudantes que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter a declaração de conclusão do Ensino Médio que os certificados só serão emitidos a partir do dia 16 de janeiro.  O Ministério da Educação (MEC) adiantou o resultado do exame – inicialmente previsto para janeiro – e, desde a última quarta-feira (21), disponibiliza as notas dos candidatos no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (www.inep.gov.br),órgão responsável pela execução da avaliação. 

No ato de inscrição no Enem, os candidatos  alagoanos que optaram pela modalidade certificação do Enem poderiam escolher entre a SEE e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) como local de emissão do documento. Dos 8.942 inscritos nessa modalidade, 90% vão receber a declaração pela secretaria.

No entanto, apesar da antecipação do resultado, o Inep ainda não repassou à SEE o banco de dados com as notas dos aprovados e, por isso, só será possível emitir o certificado pela secretaria em janeiro.

A partir do dia 16, os candidatos aprovados devem se procurar a sede da secretaria (Rua Barão de Alagoas, 141,Centro) e se dirigir ao Núcleo de Certificação da da SEE, na sala 119, munidos de Identidade, CPF, comprovante de residência e boletim individual do Enem. Só está apto a receber a declaração de conclusão do Ensino Médio aqueles atingiram pontuação mínima de 400 pontos nas áreas de conhecimento e 500 pontos na Redação.


Fonte: http://www.educacao.al.gov.br/

21 de dezembro de 2011

Culminância do Projeto "Alagoas: Nossa Terra, Nossa Gente"

Dias 06 e 07 de dezembro o CEJA Remy Maia vivenciou a culminância do Projeto Alagoas: Nossa terra, nossa gente. O projeto teve duração de quase dois meses, onde alunos e professores estudaram a diversidade cultural do estado, fizeram viagens de estudo e elaboraram trabalhos e apresentações artístico-culturais. No dia 06, aconteceu o seminário de apresentação das equipes onde os alunos puderam expor todo o trabalho de pesquisa e a produção de material áudio-visual. Já no dia 07, os trabalhos foram voltados às apresentações artísticas. 
   
O projeto destacou as cidades históricas de Alagoas, os costumes e as manifestações culturais e folclóricas, a literatura alagoana, o artesanato, a culinária, entre outros aspetos. Os alunos também fizeram um estudo acerca dos símbolos oficiais do estado, a bandeira e o hino alagoano. 
     
O resultado foi muito positivo conforme ilustram algumas fotografias.

















11 de dezembro de 2011

Professor Edson Marques Brandão é Homenageado por Alunos do CEJA Remy Maia

Alunos do CEJA Remy Maia durante a culminância do Projeto Diversidade Cultural Alagoana homenagearam o professor, Diretor Geral do CEJA Remy Maia e escritor Edson Marques Brandão. Os alunos fizeram um estudo biográfico e apresentaram um pouco de suas obras para a comunidade escolar. As turmas que estudaram e discorreram sobre Edson Marques Brandão foram a 1ª Etapa A (turno matutino) e a 1ª Etapa C (turno noturno). Os alunos da 1ª Etapa A, ao final da apresentação, entregaram uma placa ao escritor em homenagem pelo seu trabalho à frente do CEJA Remy Maia e pelo seu trabalho na literatura. 

Ao apresentarem a obra, o aluno Alex deu um depoimento bastante emocionado acerca do soneto “Dor do inverno nordestino”. O soneto descreve a tragédia acontecida em Alagoas em junho de 2010 quando dois rios da região, o Paraíba e o Mundaú transbordaram inundando diversas cidades alagoanas. O referido aluno citou que passara dois dias em cima do telhado do 2º andar de casa para sobreviver à enchente, e disse ainda que o texto o fez reviver aquela experiência e a chance de ter a vida de volta. Não menos emocionante foi a homenagem dos alunos da 1ª Etapa C que fizeram uma poesia belíssima falando da trajetória do professor Edson Marques Brandão que também o deixou bastante emocionado.

O projeto Diversidade Cultural Alagoana consistiu num estudo sobre a cultura do Estado de Alagoas, suas cidades históricas, os escritores que se destacaram na literatura em âmbito nacional e internacional e os novos escritores que estão conquistando espaço em Alagoas. Além de Edson Marques Brandão foram citados os escritores palmeirenses Judite Maria Rocha da Silva, Ivan Barros, Luiz B. Torres, Isvânia Marques e o poeta Turunguinha. Dos escritores consagrados nacional e internacionalmente foram estudados Lêdo Ivo, Jorge de Lima, Graciliano Ramos, Dom Fernando Iório Rodrigues, entre outros.

Esta semana, o professor Edson Marques Brandão também foi laureado na cidade de Niterói, RJ, onde foi empossado Sócio Correspondente da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências. Ele tem se destacado na difusão da cultura palmeirense e alagoana no estado do Rio de Janeiro.



5 de dezembro de 2011

Tenda Cultural em Palmeira dos Índios



Participem da Tenda Cultural em Palmeira dos Índios nos dias 16 e 17 de dezembro. O evento acontecerá no auditório da Casa Museu Graciliano Ramos a partir das 19h 30min do dia 16 (sexta) estendendo-se até o meio dia do sábado, onde teremos:

*Exposição de artes plásticas:

Alves Neto 

Beta Basto Basto
Erisvaldo Vieira


Mônica Alves Torres


*Recital:

Alexandre Cavalcante

Cosme Rogério Ferreira

Edson Marques Brandão

Jéssica Sampaio

Lucas Alves de Araújo

Luciene Albuquerque

Maria Lima de Andrade



*Exposição fotográfica:

Cosme Rogério Ferreira


*Contação de histórias:

Luciene Torres

Sara Albuquerque


*Feirinha Literária


*Degustação de alimentos e bebidas

"A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte" (Titãs)

Contatos: edsonbmarques@yahoo.com.br

Visita à Cidade Histórica de Penedo

Alunos e professores do CEJA Remy Maia visitaram à cidade histórica de Penedo no dia 03 de novembro. A viagem fez parte do cronograma do "Projeto Diversidade Cultural Alagoana" que teve como um dos objetivos o estudo das cidades históricas de Alagoas e sua cultura. Além de conhecerem os museus e as famosas igrejas de Penedo, os alunos puderam conhecer a história, a arquitetura e o artesanato tão rico e diversificado naquela cidade. 



artesãos produzindo material em cerâmica




passeio de catamarã pelo "Velho Chico"



produção de artesanato em cerâmica