30 de março de 2012

CEJA Remy Maia não Participará da OBMEP 2012


O Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia - CEJA - não participará da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O CEJA é uma escola atípica que tem suas peculiaridades por atender especificamente à Educação de Jovens e Adultos - EJA. Este ano houve mudanças substanciais no sistema de ensino de EJA em Alagoas, o ensino acontecerá por períodos (seis meses), onde cada período equivale a um ano do ensino básico. Por ter uma carga horária reduzida, tendo que trabalhar os mesmos conteúdos do ensino regular, inclusive com os mesmos livros do ensino regular, um grande erro, diga-se de passagem, pois é totalmente absurdo trabalhar com o mesmo material didático do ensino regular, quando temos menos da metade da carga horária! Mas deixemos esse assunto para um outro momento.
Um outro fator que levou a equipe gestora do CEJA a não inscrever a escola na OBMEP foi o fato de ainda existirem turmas do Ensino Médio sem professor de Matemática e sem previsão de atendimento desse profissional para as turmas. Coisas do nosso estado...
O problema é que precisamos fechar o período letivo em um semestre e como ficará a situação dessas turmas sem professor ainda é uma incógnita, pois a 3ª Coordenadoria de Ensino ainda não nos deu nenhuma garantia de que chegará professor. Os monitores contratados pelo estado para suprir a carência de professores é insuficiente. Mais um problema na educação do estado que possui um dos piores índices da educação no país, infelizmente.
Esperamos mais uma vez que esta situação se resolva, pois a Educação de Jovens e Adultos ainda não é tratada com o devido respeito em nosso estado.

19 de março de 2012

Volta às Aulas


Tem início no dia de hoje, 19 de março, o ano letivo de 2012. É importante que os alunos fiquem atentos à frequência escolar, tendo em vista que o ensino em EJA a partir deste ano está organizado em períodos (semestres) e que o permitido pela legistlação é de 25% de faltas. A cada semestre o aluno conclui o equivalente a um ano letivo do ensino regular. Vale ressaltar que a idade mínima para a EJA é de 15 anos no Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio.

Informamos que ainda há vagas para o Ensino Fundamental e Médio nos turnos matutino e vespertino. Maiores informações através do fone 3240 1618 ou pelo e-mail cejaremymaia.see.al@gmail.com.



5 de março de 2012

Ensino Médio Pode Ser Concluído em Apenas Um Ano e Meio

As mudanças na Educação de Jovens e Adultos do Estado de Alagoas são constantes. Sempre que muda um governo ou o Secretário de Educação é possível que elas ocorram.

As novidades a partir de agora é que os estudantes maiores de 18 anos poderão concluir o Ensino Médio em apenas um ano e meio no turno diurno. Para o noturno, permanecem os dois anos de antes, devido à carga horária menor. Em Palmeira dos Índios, existe o Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia – CEJA - que oferece ensino exclusivamente para este público. Para ingressar no CEJA Remy Maia, o aluno precisa ter 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. O ensino agora está organizado em semestres (períodos), de forma que cada ano do Ensino Fundamental ou Médio corresponde a um semestre. A medida deverá minimizar a evasão escolar, tendo em vista o tempo mais curto para o aluno concluir os estudos.

O aluno interessado em ingressar na Educação de Jovens e Adultos deverá correr, pois as vagas são limitadas no CEJA devido às poucas salas de aula e à limitação estrutural do Centro de Educação que permanece a mesma depois de 30 anos de sua fundação, mesmo com o crescente aumento das matrículas ao longo dos anos.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (82) 3420 1618 ou do e-mail cejaremymaia.see.al@gmail.com

1 de março de 2012

Início do Ano Letivo 2012

     Informamos aos nossos alunos que o início do ano letivo de 2012 no CEJA Remy Maia será no dia 19 de março. Nos dias 12 e 13 acontecerá o encontro pedagógico com Direção, Coordenação Pedagógica e Professores para organização das atividades do semestre.

     Solicitamos aos alunos que providenciem o fardamento escolar com urgência para que atendamos à Lei nº 7.330 de 5 de janeiro de 2012, que dispõe sobre a proibição de pessoas alheias ao âmbito escolar de entrarem e circularem nas instituições de ensino, sem acompanhamento. Para tanto, precisamos que os alunos estejam devidamente uniformizados para que sejam identificados como tal e evitem constrangimentos.