23 de julho de 2012

Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas




Foram prorrogadas até o dia 30 de julho as inscrições para o Curso de Prevenção ao uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O curso tem carga horária de 120 horas, podendo ser estendido até 180 horas caso os participantes desenvolvam um projeto preventivo na escola.

O Curso é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD - em parceria com o Ministério da Justiça, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e a Universidade de Brasília. O Estado de Alagoas incentiva a realização do curso através da Secretaria de Promoção da Paz.
O curso acontecerá entre agosto de 2012 e abril de 2013. É composto por quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento e implementação do projeto de prevenção elaborado pelos participantes.

Para se inscrever no curso os educadores devem formar um grupo de cinco a dez integrantes e acessar o site http://www.educadores.senad.gov.br/ informando o código INEP da escola onde trabalha. O grupo deve conter dois profissionais ligados diretamente à gestão da escola, como diretor ou coordenador educacional, por exemplo. O participante deve ter tempo semanal disponível para o estudo e reunir-se com o grupo para realizar as atividades propostas.

O participante receberá um kit de material didático composto de material impresso e um DVD. Ao término do curso, o educador receberá certificado de 180 horas fornecido pela Universidade de Brasília.

Em Palmeira dos Índios, duas escolas desenvolveram projeto de prevenção às drogas no ano de 2011, a Escola Estadual Almeida Cavalcanti e o Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia – CEJA.

No CEJA Remy Maia, um grupo de seis educadores realizou o curso e desenvolveu um projeto interdisciplinar com toda a comunidade escolar. O projeto foi bastante positivo e promoveu várias ações de prevenção na escola como palestras com profissionais e atividades de incentivo ao protagonismo juvenil. Para esta edição do curso, um novo grupo de educadores se prepara para adquirir novos conhecimentos acerca desse problema que assola as escolas no país inteiro e desenvolver ações de conscientização e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Em Ano Eleitoral, CEJA Desenvolve Projeto "Ética e Cidadania"


Durante os meses de maio e junho, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia de Palmeira dos Índios – CEJA – desenvolveu o Projeto Ética e Cidadania. O projeto tratou de várias temáticas como direitos e deveres do cidadão, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Código de Defesa do Consumidor, Ética na Política e nas Profissões, entre outros temas pertinentes. Durante o projeto, os alunos realizaram pesquisas, auxiliados pelos professores, participaram de debates e palestras, fizeram visitas a algumas instituições e refletiram sobre os destinos políticos de seus municípios tendo em vista o ano eleitoral. Profissionais de diversas áreas do conhecimento ministraram palestras temáticas a exemplo do Dr. Rogério Paranhos, promotor de justiça, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Professor e Deputado Ronaldo Medeiros que discorreu sobre Ética na Política, Profissionais do CAPS-AD sobre a prevenção ao uso de drogas e o Médico Pneumologista Dr. Márcio Henrique que falou sobre ética nas profissões. Nos dias 13 e 14 de junho, os alunos realizaram uma exposição de suas pesquisas de acordo com o tema proposto para cada equipe além de apresentações artísticas.
O projeto foi bastante positivo e revelou grandes talentos entre os alunos além de provocar ótimas discussões sobre temas da atualidade.  Em ano eleitoral, foram muito importantes os debates sobre questões políticas, corrupção, compra de votos entre outros.

Clique para efetuar download do projeto:
http://www.4shared.com/office/piCXkLCB/Projeto_tica_e_Cidadania_-_CEJ.html

Alguns momentos importantes do projeto:

Dr. Rogério Paranhos falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

Palestra Ética na Política pelo Deputado Ronaldo Medeiros


Profissionais do CAPS-AD falando sobre prevenção às drogas


Professor Kenison Sidney palestrando sobre o Código de Defesa do Consumidor

 Algumas apresentações dos alunos









19 de julho de 2012

Concurso para Contratação de Monitores


internet
SAIU EDITAL PARA CONTRATAÇÃO DE MONITORES DA EDUCAÇÃO ALAGOAS
Foi divulgado hoje, 19 de julho, no Diário Oficial do Estado de Alagoas, o Edital para contratação de monitores para a Educação do Estado de Alagoas. A carência de professores na rede é muito grande. Os monitores cobrirão carência até que sejam nomeados os professores efetivos pelo próximo concurso previsto ainda para este ano.
Há vagas para todas as áreas. As inscrições começam hoje e seguem até o dia 10 de agosto. As provas serão realizadas no dia 09 de setembro e o resultado final do pleito sairá no dia 08 de outubro. 

14 de julho de 2012

Concurso da Educação Será Ainda esse Ano, Afirma Secretário

     

O Excelentíssimo Senhor Secretário da Educação do Estado de Alagoas afirmou recentemente que o concurso para a Secretaria de Educação acontecerá no segundo semestre de 2012. De acordo com o site do governo, Agência Alagoas, o levantamento de carências já foi feito e serão disponibilizadas cerca de 3447 vagas para professor de todas as áreas e 105 vagas para outros profissionais de nível superior para atuarem nas Coordenadorias Regionais de Ensino. De acordo com a matéria, o número maior de vagas deverá ocorrer para a área de exatas.
   
A SEE encaminhará o estudo ao governador para que o mesmo analise a autorize o pleito para que se iniciem os trabalhos de organização do concurso.

CEJA Abrirá 120 Vagas para o Ensino Médio no 2º Semestre

  

A Educação de Jovens e Adultos em Alagoas já se adaptou às recentes mudanças em seu sistema. Desta forma, as matrículas para essa modalidade de ensino podem ser efetuadas duas vezes por ano, pois as aulas acontecem em período semestral. Para o segundo semestre de 2012, serão ofertadas no CEJA Remy Maia,120 vagas para o 1º período do Ensino Médio. O 1º Período corresponde ao 1º ano do Ensino Médio. Para os estudantes que optarem estudar durante o dia, o Ensino Médio será concluído em apenas 1 ano e meio (18 meses).Isto é possível devido à carga horária maior que o turno noturno que permanece com dois anos para conclusão do curso composto de quatro períodos.
   
O CEJA Remy Maia tem despontado nos últimos anos como uma escola referência para a Educação de Jovens e Adultos na região e tem conduzido muitos alunos à faculdade, desconstruindo a imagem de que EJA não tem qualidade de ensino. Além do mais, também deu um salto considerável nas notas do ENEM nos últimos dois anos.
   
Como a procura por vagas tem sido intensa nos últimos anos, sugerimos que os interessados procurem a secretaria da escola nos primeiros dias de matrícula, pois só teremos uma turma por turno devido ao pequeno número de salas de aula. Para matricular-se, o aluno deverá ter 18 anos completos e levar histórico de conclusão do Ensino Fundamental, original e cópia dos seguintes documentos Registro de Nascimento ou Casamento, Documento de Identidade (RG ou outro documento de identificação aceito como tal), CPF, comprovante de residência (conta de água ou luz), uma foto 3x4 e documento comprobatório de emprego para os que se matricularão no turno noturno.  

Período de matrículas: 30 de julho a 03 de agosto;
Horários: Matutino: 8h às 12;
                 Vespertino: 13h às 17h;
                 Noturno: 19h às 22h.

Maiores informações pelo telefone 3420 1618 e e-mail: cejaremymaia.see.al@gmail.com

11 de julho de 2012

Eleição para Conselheiros Escolares


Acontecerão no dia 19 de julho as eleições para os Conselhos Escolares da 3ª Coordenadoria de Ensino. No CEJA Remy Maia, a votação será iniciada às 8h da manhã e será concluída às 20h. As inscrições para concorrer a uma vaga de conselheiro serão encerradas amanhã, 12 de julho. Poderão se candidatar os alunos maiores de 18 anos que possuam RG e CPF e que atendam aos pré-requisitos previstos no edital, funcionários, professores e pais de alunos.
O Conselho Escolar é um colegiado que representa toda a comunidade escolar e colabora na gestão da escola sugerindo ações e fiscalizando a aplicação dos recursos escolares. 
Participe desse momento democrático na escola!

3 de julho de 2012

Alunos de EJA não Receberão o KIT Escolar da Secretaria de Educação


Alunos de EJA não receberão o kit escolar da Secretaria de Educação
Mais uma vez, ficamos estarrecidos com o tratamento dado à Educação de Jovens e Adultos em Alagoas. Desta feita, trata-se da distribuição dos kits escolares que foram distribuídos em todo o estado para os alunos da Educação Básica. As informações dão conta de os alunos de EJA não receberão os kits. O fato causa uma grande revolta não somente nos alunos, mas nos diretores, professores e demais membros da comunidade escolar. 
Existem apenas dois centros de educação que atendem exclusivamente EJA em Alagoas. O CEJA PAULO FREIRE em Maceió e o CEJA REMY MAIA em Palmeira dos Índios. Estas instituições têm um histórico longo de abandono por parte do governo estadual que esquece que Educação de Jovens e Adultos também faz parte da Educação Básica. Enquanto escolas estão sendo reformadas periodicamente pelo governo, algumas em períodos menores que cinco anos, o CEJA de Palmeira dos Índios completará 30 anos sem nunca ter sofrido reforma e ampliação. A demanda em EJA é grande, mas a Secretaria de Educação não prioriza essa modalidade de ensino. Com uma estrutura deficiente falta laboratórios, refeitório, pátio coberto para recreação e eventos, quadra de esportes, auditório entre outros. O mais impressionante é que o CEJA de Palmeira dos Índios atende não somente os palmeirenses, mas toda a região do agreste e sertão do estado nos casos dos alunos que precisam realizar exames especiais. 
Um outro absurdo é que só agora as escolas receberam os diários de classe. E para EJA mais uma vez a situação é difícil, os diários vieram errados, totalmente inadequados para se trabalhar e as escolas que trabalham com EJA mais uma vez terão que se virar sozinhas.
Esse é o retrato da nossa educação, infelizmente. Só temos a lamentar, pois nossos apelos de vários anos seguidos não têm sido escutados!
A comunidade escolar do CEJA Remy Maia, cerca de 500 alunos juntamente com professores, servidores e pais de alunos, repudia essa atitude discriminatória da SEE e solicitará apoio do Ministério  Público Estadual para que se cumpra o princípio da igualdade de condições para os alunos da Educação de Jovens e Adultos.