24 de setembro de 2012

Alunos do CEJA Remy Maia recebem kit escolar



Depois de bastante revolta e constrangimento por parte de alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos, a Secretaria de Educação volta atrás e envia os kits escolares para os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia - CEJA. 


Sobre o kit escolar

Trata-se de umm conjunto destinado aos alunos da Educação Básica do Estado de Alagoas. É composto por mochila, cadernos, canetas, borrachas, garrafa para água entre outras variações de acordo com o nível escolar dos alunos. Em 2012, esse kit foi distribuído para todos os alunos da Educação Básica com exceção da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O fato revoltou os alunos que se sentiram discriminados com a posição da SEE. Direção, professores e Conselho Escolar ficaram extremamente chateados e, mesmo após solicitação à 3ª Coordenadoria de Ensino, não foram atendidos.
Somente após solicitação ao Deputado Estadual Ronaldo Medeiros a fim de que intercedesse junto ao Secretário de Educação, para que a EJA tivesse um tratamento de igualdade com os demais alunos, é que o CEJA Remy Maia recebeu os referidos kits já no segundo semestre. O parlamentar não somente foi ao secretário defender a EJA como foi, várias vezes, ao setor de almoxarifado da SEE cobrar o encaminhamento do material.



O CEJA Remy Maia

A instituição oferece Educação de Jovens e Adultos há quase trinta anos. Praticamente dobrou o número de alunos nos últimos quatro anos e não consegue atender a demanda porque sua estrutura física é a mesma de 30 anos atrás. O CEJA atende não somente o município de Palmeira dos Índios, mas os municípios circunvizinhos como Igaci, Estrela de Alagoas, Belém, Tanque D’Arca e Cacimbinhas com educação presencial e toda a região do Agreste e Sertão com a aplicação de exames especiais.  Enquanto as escolas estaduais do seu entorno foram reformadas três ou quatro vezes em pouco mais de uma década, o CEJA Remy Maia nunca passou por reforma e ampliação. A comunidade escolar espera que seus apelos por melhorias sejam atendidos, mas processos de reforma se acumulam na Secretaria de Educação sem nenhuma resposta.