29 de outubro de 2015

Café com Letras movimenta o CEJA Remy Maia


Alunos do Ensino Médio matutino vivenciaram o Café com Letras, projeto organizado pela professora de Língua Portuguesa Elzilene Teixeira. O evento aconteceu no dia 30 de setembro e envolveu as turmas do segundo e terceiro ano. De acordo com a professora Elzilene, o Café com Letras teve como objetivo principal trazer os clássicos da Literatura Brasileira que se destacaram no Modernismo e Romantismo para um encontro prazeroso. Além disso, visou promover a dinâmica de participação em grupo e a interação entre as duas turmas envolvidas e promover a partilha entre toda a comunidade escolar no turno matutino. 

Despertar o gosto pela leitura é um dos grandes desafios da escola nos dias atuais e o projeto Café com Letras teve como uma das metas trabalhar a leitura de forma lúdica e atraente despertando no aluno o interesse pela leitura.

Pronunciamento da diretora geral Severina Lopes Santos.

Professora Elzilene e a coordenadora pedagógica Maria das Graças Alves.


Professora Elzilene, diretora adjunta Marileide Albuquerque, coordenadora pedagógica Mariinha e a professora de Educação Física Vitória.

Dia do Servidor Público é comemorado no CEJA


Nesta quarta-feira, 28, o CEJA Remy Maia homenageou o servidor público pelo seu dia. Na ocasião, também foram homenageados os professores pela passagem do seu dia no último dia 15. A professora Míriam Jacqueline, eleita servidora modelo da instituição, recebeu uma medalha alusiva ao seu bom desempenho e a servidora Leide Maria, na iminência de aposentadoria, também teve seu trabalho destacado pela equipe gestora e demais servidores. 

Diretora adjunta Marileide Albuquerque, diretora geral Severina Lopes e a professora Míriam que foi eleita servidora modelo 2015.

Servidores se confraternizam

Professora Marileide Albuquerque, diretora adjunta, e coordenadora pedagógica Maria das Graças Alves.

27 de outubro de 2015

Portaria SEDUC nº 3982/2015 define Nova Tipificação das Escolas Estaduais de Alagoas


As escolas estaduais do estado de Alagoas ganharam nova tipificação com a portaria SEDUC n° 3982/2015. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 19 de outubro face as eleições para diretores das escolas a serem realizadas em novembro. 

Infelizmente, a portaria não trouxe benefícios para as escolas, nem para os diretores. Escolas que antes contavam com dois diretores, um geral e um adjunto, agora terão somente um diretor geral para dar conta de três turnos a exemplo do CEJA Remy Maia. A tipificação anterior era do ano de 2010 e definia que escolas com 349 alunos teriam dois diretores. Com a nova determinação, esse número sobe para 501 alunos o que afeta em cheio dezenas de escolas. 

A situação desanima os novos candidatos a gestores escolares tendo em vista a dificuldade de gerir uma unidade escolar nos dias de hoje. 

Desejamos boa sorte e força aos candidatos! Infelizmente, a Educação sofre com mais essa decisão.

Alunos e professores do CEJA visitam o Planetário Digital de Arapiraca


Professores de várias disciplinas do CEJA Remy Maia desenvolveram um projeto interdisciplinar de visita ao Planetário Digital de Arapiraca nos dias 24 de setembro e 19 de outubro de 2015. A atividade visou aliar o conhecimento teórico ministrado em sala de aula com atividades de campo com  forte grau de engajamento dos estudantes.

Os alunos ficaram encantados com o planetário e teceram muitos elogios à viagem. Muitos sequer imaginavam que bem perto de nós havia um planetário nestas proporções. Da mesma forma, professores que ainda não conheciam o local ficaram bastante impressionados.

Projetos dessa natureza tornam o aprendizado mais significativo e motivam o aluno, além de desenvolver inúmeras habilidades.

Os discentes montaram painéis e desenvolveram relatórios ilustrando as atividades de campo.




O Planetário digital de Arapiraca é o maior em tecnologia no Brasil. Faz parte do complexo educacional da rede de educação integral do município e integra a Casa da Ciência situada no Lago da Perucaba. Além da cúpula com capacidade para 70 pessoas, possui Cineteatro com capacidade para 255 pessoas e o Brinca Ciência destinado à criação de brinquedos científicos. 

De acordo com a página do site da prefeitura de Arapiraca, o planetário permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do sol, da lua, eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

Agendamentos: (82) 8105-7864 | (82) 3530-7467
É necessário levar 1 Kg de alimento não perecível destinado a entidades filantrópicas.