25 de novembro de 2015

Chapa 1 é eleita com 92,6% dos votos



Nesta terça-feira, 24 de Novembro, aconteceram as Eleições para Diretor Geral e Diretor Adjunto das Escolas da 3ª Gerência Regional de Ensino. No CEJA Remy Maia o processo de escolha de seus diretores aconteceu na mais perfeita tranquilidade. Com chapa única formada pelas professoras Maria das Graças Alves e Kariny Gaia Bezerra, o CEJA elegeu com 92,6% dos votos a chapa citada para o biênio 2016/2017. 

Logo após a apuração, na presença dos técnicos educacionais da 3ª GERE, a atual direção do CEJA ressaltou a lisura e a tranquilidade no processo eleitoral e parabenizou a gestão eleita desejando-lhe sorte para conduzir os trabalhos daqui a alguns dias quando for nomeada e empossada. Os técnicos da GERE parabenizaram a escola pelo excelente trabalho, bem como os diretores eleitos pela vitória expressiva e os conclamou a trabalhar pelo engrandecimento do CEJA e a valorização da comunidade escolar. A vitória da chapa, embora sem concorrência, foi bastante celebrada pelos alunos e comunidade escolar.







21 de novembro de 2015

Alunos e professores do CEJA participam do II FLIJUPIN


Alunos assistem à contação de histórias

Os professores Lenilda Ribeiro, Elzilene, Marcos, Vitória, Alcineide, Ana Maria, Evanje, Osmilda e Noélia juntamente com alunos do CEJA Remy Maia participaram da segunda edição do Festival do Livro Infantil e Juvenil de Palmeira dos Índios - FLIJUPIN que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de novembro na Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite. O grupo participou de palestras, contação de histórias e bate papo com autores nos três turnos do dia 18. A presença dos alunos do Remy Maia ajudou a lotar o auditório para o bate papo do escritor Ovídio Poli Junior (Paraty - RJ) com o professor e escritor Cosme Rogério na noite do dia 18. A diretora geral Severina Lopes e a coordenadora Mariinha Almeida também registraram presença no último dia do evento.

Professoras Noélia e Evanje com a escritora Renata Ventura

Alunos do CEJA lotam o auditório para bate papo com escritores

Professor Edson Marques Brandão, diretora geral do CEJA Severina Lopes e coordenadora pedagógica Mariinha Almeida com os os escritores e contadores de histórias Pamela Mira e Davi Daniel (Poços de Caldas - MG).
Feira de livros no estande da Livraria Tenda Cultural.



29 de outubro de 2015

Café com Letras movimenta o CEJA Remy Maia


Alunos do Ensino Médio matutino vivenciaram o Café com Letras, projeto organizado pela professora de Língua Portuguesa Elzilene Teixeira. O evento aconteceu no dia 30 de setembro e envolveu as turmas do segundo e terceiro ano. De acordo com a professora Elzilene, o Café com Letras teve como objetivo principal trazer os clássicos da Literatura Brasileira que se destacaram no Modernismo e Romantismo para um encontro prazeroso. Além disso, visou promover a dinâmica de participação em grupo e a interação entre as duas turmas envolvidas e promover a partilha entre toda a comunidade escolar no turno matutino. 

Despertar o gosto pela leitura é um dos grandes desafios da escola nos dias atuais e o projeto Café com Letras teve como uma das metas trabalhar a leitura de forma lúdica e atraente despertando no aluno o interesse pela leitura.

Pronunciamento da diretora geral Severina Lopes Santos.

Professora Elzilene e a coordenadora pedagógica Maria das Graças Alves.


Professora Elzilene, diretora adjunta Marileide Albuquerque, coordenadora pedagógica Mariinha e a professora de Educação Física Vitória.

Dia do Servidor Público é comemorado no CEJA


Nesta quarta-feira, 28, o CEJA Remy Maia homenageou o servidor público pelo seu dia. Na ocasião, também foram homenageados os professores pela passagem do seu dia no último dia 15. A professora Míriam Jacqueline, eleita servidora modelo da instituição, recebeu uma medalha alusiva ao seu bom desempenho e a servidora Leide Maria, na iminência de aposentadoria, também teve seu trabalho destacado pela equipe gestora e demais servidores. 

Diretora adjunta Marileide Albuquerque, diretora geral Severina Lopes e a professora Míriam que foi eleita servidora modelo 2015.

Servidores se confraternizam

Professora Marileide Albuquerque, diretora adjunta, e coordenadora pedagógica Maria das Graças Alves.

27 de outubro de 2015

Portaria SEDUC nº 3982/2015 define Nova Tipificação das Escolas Estaduais de Alagoas


As escolas estaduais do estado de Alagoas ganharam nova tipificação com a portaria SEDUC n° 3982/2015. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 19 de outubro face as eleições para diretores das escolas a serem realizadas em novembro. 

Infelizmente, a portaria não trouxe benefícios para as escolas, nem para os diretores. Escolas que antes contavam com dois diretores, um geral e um adjunto, agora terão somente um diretor geral para dar conta de três turnos a exemplo do CEJA Remy Maia. A tipificação anterior era do ano de 2010 e definia que escolas com 349 alunos teriam dois diretores. Com a nova determinação, esse número sobe para 501 alunos o que afeta em cheio dezenas de escolas. 

A situação desanima os novos candidatos a gestores escolares tendo em vista a dificuldade de gerir uma unidade escolar nos dias de hoje. 

Desejamos boa sorte e força aos candidatos! Infelizmente, a Educação sofre com mais essa decisão.

Alunos e professores do CEJA visitam o Planetário Digital de Arapiraca


Professores de várias disciplinas do CEJA Remy Maia desenvolveram um projeto interdisciplinar de visita ao Planetário Digital de Arapiraca nos dias 24 de setembro e 19 de outubro de 2015. A atividade visou aliar o conhecimento teórico ministrado em sala de aula com atividades de campo com  forte grau de engajamento dos estudantes.

Os alunos ficaram encantados com o planetário e teceram muitos elogios à viagem. Muitos sequer imaginavam que bem perto de nós havia um planetário nestas proporções. Da mesma forma, professores que ainda não conheciam o local ficaram bastante impressionados.

Projetos dessa natureza tornam o aprendizado mais significativo e motivam o aluno, além de desenvolver inúmeras habilidades.

Os discentes montaram painéis e desenvolveram relatórios ilustrando as atividades de campo.




O Planetário digital de Arapiraca é o maior em tecnologia no Brasil. Faz parte do complexo educacional da rede de educação integral do município e integra a Casa da Ciência situada no Lago da Perucaba. Além da cúpula com capacidade para 70 pessoas, possui Cineteatro com capacidade para 255 pessoas e o Brinca Ciência destinado à criação de brinquedos científicos. 

De acordo com a página do site da prefeitura de Arapiraca, o planetário permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do sol, da lua, eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

Agendamentos: (82) 8105-7864 | (82) 3530-7467
É necessário levar 1 Kg de alimento não perecível destinado a entidades filantrópicas.

13 de julho de 2015

Projeto Sustentabilidade: Que Mundo Queremos?


O CEJA Remy Maia desenvolve, durante o mês de julho, o projeto Sustentabilidade: que mundo queremos? O projeto objetiva conscientizar os alunos para os problemas ambientais existentes na escola e na sua comunidade e pensar alternativas para solucionar esses problemas.

Entre os temas discutidos no projeto estão o problema do lixo, a produção de alimentos, água, fontes de energia e mudanças climáticas. Dentro de cada uma dessas temáticas, vários aspectos estão sendo trabalhados em sala de aula. Os alunos estudam, pesquisam e produzem cartazes, painéis, maquetes e objetos reaproveitando produtos que teriam o lixo como destino final. As oficinas têm sido muito divertidas e produtivas.
Alunos produzem objetos e brinquedos reaproveitando materiais que iriam para o lixo.

A culminância do projeto está prevista para os dias 20, 21 e 22 de julho onde serão apresentados os resultados do trabalho, além de apresentações artísticas e uma gincana. 

10 de julho de 2015

Servidores da Educação de Alagoas entram em GREVE a partir do dia 16

Imagem: SINTEAL

Depois do governo Renan Filho descumprir a data base de reajuste do servidor - maio, e depois de várias tentativas de acordo, a categoria decidiu pela greve a partir do dia 16 de julho, próxima quinta-feira e cobra o reajuste de 13,01% para toda a categoria e não somente para os professores de nível médio. Além disso, a proposta do governo em parcelar o mísero reajuste oferecido em três vezes causou imensa revolta nos servidores.

O salário dos professores em Alagoas está extremamente defasado e a lei do piso só vem sendo aplicada para os professores de nível médio o que deixa os professores de nível superior em situação muito desconfortável. Muito em breve, se essa política salarial continuar assim, os professores de nível médio ganharão mais do que os de nível superior em Alagoas. 

A Greve é por tempo indeterminado, informa o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas - SINTEAL.

Gincana Junina do CEJA 2015


No dia 19 de junho, antes do recesso determinado pela Secretaria de Educação, o CEJA Remy Maia realizou o seu Arraiá. O projeto junino realizado anualmente culminou com uma gincana onde aconteceram brincadeiras diversas, dança de quadrilhas improvisadas, apresentação da rainha do milho, entre outras atividades. Tudo foi muito animado e regado a comidas típicas da época.

A gincana/arraiá aconteceu nos três turnos.

O projeto contou com atividades prévias como a ornamentação do espaço físico da escola. A ornamentação foi realizada pelos alunos sob a coordenação dos professores orientadores de cada turma. 










Dentro da Gincana Junina foi realizado o sorteio de um balaio junino que ajudou na aquisição de um novo projetor para a escola. O CEJA Remy Maia agradece a todos os alunos, professores e funcionários que compraram e venderam os bilhetes. 


9 de julho de 2015

CEJA Remy Maia disponibiliza 300 vagas para o 2º Semestre


Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no CEJA Remy Maia para o segundo semestre de 2015. São cerca de 300 vagas distribuídas entre o Segundo Segmento do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.  A Educação de Jovens e Adultos no estado de Alagoas funciona por períodos, de forma que o estudante realiza cada ano de seus estudos em apenas 6 meses. Desta forma, o Ensino Fundamental pode ser concluído em 2 anos e o Ensino Médio em 1 ano e 6 meses.

O quadro de vagas está assim distribuído:

Turno Matutino

5º Período (6º Ano do Ensino Fundamental) = 08 vagas
8º Período (9º Ano do Ensino Fundamental) = 30 vagas
1º Período (1º Ano do Ensino Médio) = 25 vagas
2º Período (2º Ano do Ensino Médio) = 20 vagas
3º Período (3º Ano do Ensino Médio)  = 20 vagas

Turno Vespertino

6º Período (7º Ano do Ensino Fundamental) = 08 vagas
7º Período (8º Ano do Ensino Fundamental) = 15 vagas
1º Período (1º Ano do Ensino Médio) = 40 vagas
2º Período ( 2º Ano do Ensino Médio) = 35 vagas
3º Período (3º Anno do Ensino Médio) = 30 vagas

Turno Noturno

1º Período (1º Ano do Ensino Médio) = 55 vagas
3º Período (2º Ano do Ensino Médio*) = 05 vagas
4º Período (3º Ano do Ensino Médio) = 15 vagas

*No turno noturno, o Ensino Médio é composto de 4 períodos. O 1º e o 2º períodos correspondem ao 1º ano.

Importante: Para realizar a matrícula no Ensino Fundamental, a idade mínima é 15 anos e para o Ensino Médio, 18 anos. 

A matrícula do estudante menor deverá ser efetuada pelos pais ou responsável legal.

Documentos Necessários: (original e cópia)

Certidão de Nascimento ou Casamento;
RG;
CPF;
Comprovante de Residência;
1 foto 3x4
Histórico Escolar ou Declaração da Escola de Origem. (Se usar declaração, a mesma precisa ter menos de 30 dias, caso contrário, o estudante deverá providenciar uma nova declaração);
Declaração do Trabalho para os alunos que desejam se matricular no turno noturno. O Noturno é exclusivo para atender a necessidade dos jovens e adultos trabalhadores que não podem estudar durante o dia.

27 de março de 2015

Inscrições Abertas para o Missão Pedagógica no Parlamento da Câmara dos Deputados


Estão abertas até o dia 26 de abril as inscrições para a 5ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento promovido pela Câmara dos Deputados.

Para participar do programa os professores precisam se inscrever em um curso à distância. Devido à demanda, desde o ano passado a seleção dos participantes para o curso é feita por meio de sorteio eletrônico. Para a primeira etapa, são selecionados 216 professores, 8 para cada estado mais o Distrito Federal. 

Seleção

Após o curso à distância com a temática "Educação para a Democracia e o Parlamento", dos oito cursistas, os dois professores de cada estado com melhor resultado irão à Brasília com todas as despesas pagas pela Câmara dos Deputados para uma intensa semana de formação acerca da democracia no Brasil. 

Palmeira dos Índios no Missão Pedagógica
Participantes do Missão Pedagógica no Parlamento 2013

Por duas vezes consecutivas, Palmeira dos Índios teve representantes no programa. Em 2013 foi a vez do professor Edson Marques Brandão do CEJA Remy Maia, já em 2014 o professor selecionado foi James Washington Alves dos Santos do IFAL.




Veja também: