As escolas estaduais da 3ª Coordenadoria Regional de Ensino escolherão, através do processo de eleição direta e secreta, os novos gestores para os próximos dois anos. No CEJA Remy Maia, há uma única chapa formada pelas professoras Severina Lopes Santos e Marileide Pereira de Albuquerque que apresentam o projeto de gestão "Pelo fortalecimento do CEJA".
Acompanhe a seguir o projeto da chapa.
Severina Lopes Santos
Diretor Geral
Marileide Pereira de Albuquerque
Diretor Adjunto
JUSTIFICATIVA
A Gestão Democrática com eleição para
diretores nas Escolas Estaduais do Estado de Alagoas teve sua implantação no
ano de 2001,sendo realizada sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da
Educação e do Esporte e coordenada pela Superintendência de Gestão da Rede
Estadual de Ensino juntamente com a 3ª Coordenadoria Regional de Ensino.
A implantação da Gestão Democrática se deu no Centro de
Educação de Jovens e Adultos CEJA – Remy Maia, no ano de 2002, quando em 27 de maio
do referido ano, as Profªs Maria José Rodrigues Passos e Cícera
Germana Silva de Araújo foram aclamadas pelos segmentos da escola, a
primeira com diretora geral e a segunda como como diretora adjunta, ambas
administraram o Centro até 2006. Nesta gestão, o então Centro de Estudos
Supletivo Remy Maia - CES Remy Maia passa a chamar-se Centro de Educação de
Jovens e Adultos CEJA - Remy Maia.
No
ano de 2006 aconteceu a eleição direta para diretores sendo eleitas para o
biênio 2006-2008 as Professoras Maria Lima de Andrade - Diretora Geral e Maria
Grinauria Correia Dantas - Diretora Adjunta.
Para o biênio de 2008 - 2010 foi eleito
para gerir o referido Centro o Prof. Edson Marques Brandão, que através de sua
liderança e competência conseguiu aumentar o número de alunos, melhorar
consideravelmente a parte administrativa, implementar as ações pedagógicas,
através de reuniões com os professores e o desenvolvimento de projetos
interdisciplinares, como também a aquisição de recursos tecnológicos através de
campanhas com a comunidade escolar.
De 2011 a 2012 o Prof. Edson Marques
Brandão foi reconduzido ao cargo de diretor geral, tendo desta feita direito a
um diretor adjunto, a Profª Marileide Pereira de Albuquerque.
O referido Centro progrediu bastante
nas duas últimas gestões, mas sua estrutura física continua bastante precária e mal planejada, como os
banheiros que foram construídos bem junto à cozinha, fato que tem gerado muitas
críticas e problemas por meio da Vigilância Sanitária do Município. Mesmo
lutando de forma incansável a atual gestão não conseguiu concretizar a reforma
do supracitado.
A
proposta da chapa 1 é de fortalecimento do CEJA, visando dar continuidade ao
trabalho desenvolvido pela gestão anterior, portanto nos sentimos no
compromisso de aprimorar as ações já planejadas durante os dois anos de nossa
gestão, sempre procurando atualizá-las de acordo com os interesses e necessidades
do nosso público alvo.
OBJETIVO GERAL:
·
Lutar pelo aprimoramento do CEJA Remy Maia,
nos aspectos administrativo, pedagógico e relacional, buscando a melhoria dos
resultados no processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Continuar lutando pela reforma do Centro;
·
Minimizar o índice de evasão escolar;
·
Promover a melhoria da qualidade de vida dos
alunos e de toda comunidade escolar;
·
Melhorar a relação escola/comunidade;
·
Minimizar o distanciamento escola/família;
·
Promover formação continuada para os
profissionais de educação (professores, serviços gerais);
·
Realizar reunião mensal com o Conselho Escolar.
METAS
ASPECTOS PEDAGÓGICOS:
·
Manutenção ou aumento em 10% do número de
alunos matriculados;
·
Redução do índice de evasão escolar em 20%;
·
Formação para professores e demais
profissionais;
·
Realização de palestras para professores e
demais profissionais;
·
Atualização do Projeto Político Pedagógico;
·
Reformulação e aprovação do Regimento
Escolar;
·
Realização de Projetos Interdisciplinares,
visando a melhoria da qualidade do ensino;
·
Promoção de palestras, encontros festivos,
reuniões para os pais;
·
Reunião mensal com o Conselho Escolar.
ESTRUTURA FÍSICA
·
Ampliação e
construção de salas de aulas;
·
Construção do
refeitório e espaço para eventos;
·
Melhoria na
estrutura da cozinha;
·
Revitalização da
pintura da escola;
·
Colocação de
bancos de concreto nos corredores da escola através de parcerias;
·
Obtenção de
espaço para implantação do laboratório de informática;
·
Revitalização
das áreas verdes.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
·
Instalação de um
laboratório de informática com internet banda larga;
·
Implantação de
um espaço de reprografia;
·
Implantação de
um jornal/rádio escola.
PROPOSTAS DE AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
GESTÃO PARTICIPATIVA
No campo da Gestão Participativa, nos propomos, conduzir os
trabalhos nos setores da gestão de pessoas e de recursos financeiros, enfim em
tudo que diz respeito a comunidade escolar deste Centro com competência,
responsabilidade e transparência. Para tanto, o compromisso com o diálogo e a
delegação de competências deverá ser a marca da nossa gestão, para que as metas
traçadas sejam alcançadas.
Um dos primeiros passos será a atualização do Projeto
Político Pedagógico e a reformulação e aprovação de Regimento Interno
Escolar.
Quanto à participação ativa dos alunos, continuaremos
realizando eleição para representantes de sala, como também estimulá-los para a
criação do Grêmio Estudantil, que é regulamentado pela Lei Federal n° 7. 398 de 1985 que garante a
organização de Grêmios Escolares como entidades autônomas para representar os
estudantes em qualquer escola pública ou particular do País, tendo como
objetivos: Congregar o corpo discente da escola; defender os interesses
individuais e coletivos dos alunos, na busca da construção da cidadania;
incentivar a cultura literária, artística e desportiva entre os alunos;
promover a cooperação entre gestores, professores, funcionários e alunos no
trabalho escolar, buscando o seu aprimoramento; lutar pela democracia, pela
independência e respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de
raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa; lutar pela
ampla democracia dentro e fora da escola, através do direito de participação
nos fóruns deliberativos adequados; realizar intercâmbio e colaboração de
caráter educacional, cívico, desportivo social; com entidades congêneres;
mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para construção de uma proposta
de colegiado, objetivando fortalecer trocas de experiências; estimular o
trabalho valorizando a pluralidade de ideias gremistas; facilitar o surgimento
de novas lideranças, assegurando a participação coletiva;
GESTÃO
PEDAGÓGICA
O Projeto Político Pedagógico e o Regimento Interno Escolar,
serão instrumentos norteadores da nossa prática enquanto gestores, como também
as demais legislações de ensino em vigor.
O planejamento das ações pedagógicas será alvo constante de
acompanhamento e avaliação, a fim de que melhoremos constantemente nossa
prática pedagógica e alcancemos o sucesso no ensino-aprendizagem.
Continuaremos desenvolvendo com toda comunidade escolar,
projetos interdisciplinares e pesquisa de campo, visando a cada dia a promoção
da cidadania e consequentemente o desenvolvimento integral do alunado.
GESTÃO
DE RESULTADOS EDUCACIONAIS
Na nossa gestão, haverá avaliação contínua para que as
dificuldades sejam sanadas e a melhoria dos serviços oferecidos aconteça
paulatinamente. Além da autoavaliação, o referido Centro será avaliado por
todos os segmentos da comunidade escolar.
Incentivaremos os membros do Conselho Escolar a participarem
de forma ativa, para que a gestão democrática seja fortalecida e assim
poderemos reverter os problemas cruciais, como evasão escolar, distanciamento
entre a escola e a família e outros, objetivando a melhoria da qualidade do
ensino.
GESTÃO DE SERVIÇOS E
RECURSOS
A documentação e registros escolares encontram-se
atualizados e em nossa gestão, procuraremos mantê-los atualizados.
Quanto a utilização das instalações é destinada apenas a
comunidade escolar, de segunda-feira ao sábado, para atividades pedagógicas,
recreativas e comemorativas.
Apesar das instalações serem antigas e ter passado por
pequenas reformas, encontram-se bem conservadas, procuraremos conscientizar a
comunidade escolar da importância da preservação do patrimônio físico e
material.
Os recursos disponibilizados pelo poder público, como o
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Alimentação
Escolar (PNAE), sendo estes recursos calculado segundo o número de alunos
matriculados no ano anterior (Censo Escolar), torna-se as vezes insuficientes
para atender as necessidades da Unidade de Ensino. Mesmo não atendendo as
necessidades, tentaremos gerenciá-los de forma responsável e transparente.
AVALIAÇÃO
A proposta de gestão para o biênio 2013 – 2014, está pautada
em ações simples e realizáveis.
Esperamos atingir as metas previstas, desenvolvendo um
trabalho coletivo e democrático, visando uma educação de qualidade, na
esperança de um futuro melhor para os nossos jovens e adultos.
O nosso trabalho estará disponível de forma transparente,
através do endereço http://www.ceja-remymaia.blogspot.com, com todas as ações
“Para o fortalecimento do CEJA”!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CEJA Remy Maia. Regimento
Interno Escolar.
_______________. Projeto
Político Pedagógico.
Estado de Alagoas. Carta
de Princípios da Educação – Construindo a escola cidadã. Maceió, 2000.
_______________. Decreto
nº 2.916 de 24 de novembro de 2005. Gestão na Rede Pública Estadual de
Ensino.
_______________. Decreto
nº 4.033 de 18 de julho de 2008. Gestão na Rede Pública Estadual de Ensino.
_______________. Lei nº
6.152 de 11 de maio de 2000. Gestão Democrática na Rede Pública Estadual de
Ensino.
_______________. Lei nº
6.196 de 26 de setembro de 2000. Estatuto do Magistério Público do Estado
de Alagoas.
Comente com o Facebook: