6 de maio de 2013

CEJA elegerá sua nova gestão para os próximos dois anos

       As escolas estaduais da 3ª Coordenadoria Regional de Ensino escolherão, através do processo de eleição direta  e secreta, os novos gestores para os próximos dois anos. No CEJA Remy Maia, há uma única chapa formada pelas professoras Severina Lopes Santos e Marileide Pereira de Albuquerque que apresentam o projeto de gestão "Pelo fortalecimento do CEJA".

       
Acompanhe a seguir o projeto da chapa.


Severina Lopes Santos
Diretor Geral



Marileide Pereira de Albuquerque
Diretor Adjunto



JUSTIFICATIVA        

         A Gestão Democrática com eleição para diretores nas Escolas Estaduais do Estado de Alagoas teve sua implantação no ano de 2001,sendo realizada sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e coordenada pela Superintendência de Gestão da Rede Estadual de Ensino juntamente com a 3ª Coordenadoria Regional de Ensino.
         A implantação da Gestão Democrática se deu no Centro de Educação de Jovens e Adultos CEJA – Remy Maia, no ano de 2002, quando em 27 de maio do referido ano, as  Profªs Maria José Rodrigues Passos e Cícera Germana Silva de Araújo foram aclamadas pelos segmentos da escola, a primeira com diretora geral e a segunda como como diretora adjunta, ambas administraram o Centro até 2006. Nesta gestão, o então Centro de Estudos Supletivo Remy Maia - CES Remy Maia passa a chamar-se Centro de Educação de Jovens e Adultos CEJA -  Remy Maia. 
        No ano de 2006 aconteceu a eleição direta para diretores sendo eleitas para o biênio 2006-2008 as Professoras Maria Lima de Andrade - Diretora Geral e Maria Grinauria Correia Dantas - Diretora Adjunta.
         Para o biênio de 2008 - 2010 foi eleito para gerir o referido Centro o Prof. Edson Marques Brandão, que através de sua liderança e competência conseguiu aumentar o número de alunos, melhorar consideravelmente a parte administrativa, implementar as ações pedagógicas, através de reuniões com os professores e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, como também a aquisição de recursos tecnológicos através de campanhas com a comunidade escolar.
         De 2011 a 2012 o Prof. Edson Marques Brandão foi reconduzido ao cargo de diretor geral, tendo desta feita direito a um diretor adjunto, a Profª Marileide Pereira de Albuquerque.
         O referido Centro progrediu bastante nas duas últimas gestões, mas sua estrutura física continua bastante precária e mal planejada, como os banheiros que foram construídos bem junto à cozinha, fato que tem gerado muitas críticas e problemas por meio da Vigilância Sanitária do Município. Mesmo lutando de forma incansável a atual gestão não conseguiu concretizar a reforma do supracitado.
         A proposta da chapa 1 é de fortalecimento do CEJA, visando dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior, portanto nos sentimos no compromisso de aprimorar as ações já planejadas durante os dois anos de nossa gestão, sempre procurando atualizá-las de acordo com os interesses e necessidades do nosso público alvo.

 
OBJETIVO GERAL:
·       Lutar pelo aprimoramento do CEJA Remy Maia, nos aspectos administrativo, pedagógico e relacional, buscando a melhoria dos resultados no processo de ensino-aprendizagem.


OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Continuar lutando pela reforma do Centro;
·         Minimizar o índice de evasão escolar;
·         Promover a melhoria da qualidade de vida dos alunos e de toda comunidade escolar;
·         Melhorar a relação escola/comunidade;
·         Minimizar o distanciamento escola/família;
·         Promover formação continuada para os profissionais de educação (professores, serviços gerais);
·         Realizar reunião mensal com  o Conselho Escolar.
  

                                                                       METAS

ASPECTOS PEDAGÓGICOS:
·         Manutenção ou aumento em 10% do número de alunos matriculados;
·         Redução do índice de evasão escolar em 20%;
·         Formação para professores e demais profissionais;
·         Realização de palestras para professores e demais profissionais;
·         Atualização do Projeto Político Pedagógico;
·         Reformulação e aprovação do Regimento Escolar;
·         Realização de Projetos Interdisciplinares, visando a melhoria da qualidade do ensino;
·         Promoção de palestras, encontros festivos, reuniões para os pais;
·         Reunião mensal com o Conselho Escolar.


ESTRUTURA FÍSICA
·         Ampliação e construção de salas de aulas;
·         Construção do refeitório e espaço para eventos;
·         Melhoria na estrutura da cozinha;
·         Revitalização da pintura da escola;
·         Colocação de bancos de concreto nos corredores da escola através de parcerias;
·         Obtenção de espaço para implantação do laboratório de informática;
·         Revitalização das áreas verdes.

  
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
·         Instalação de um laboratório de informática com internet banda larga;
·         Implantação de um espaço de reprografia;
·         Implantação de um jornal/rádio escola.


PROPOSTAS DE AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

GESTÃO PARTICIPATIVA

         No campo da Gestão Participativa, nos propomos, conduzir os trabalhos nos setores da gestão de pessoas e de recursos financeiros, enfim em tudo que diz respeito a comunidade escolar deste Centro com competência, responsabilidade e transparência. Para tanto, o compromisso com o diálogo e a delegação de competências deverá ser a marca da nossa gestão, para que as metas traçadas sejam alcançadas.
    Um dos primeiros passos será a atualização do Projeto Político Pedagógico e a reformulação e aprovação de Regimento Interno Escolar.                                                                                                                                                                                                                                                                        
   Quanto à participação ativa dos alunos, continuaremos realizando eleição para representantes de sala, como também estimulá-los para a criação do Grêmio Estudantil, que é regulamentado pela Lei Federal n° 7. 398 de 1985 que garante a organização de Grêmios Escolares como entidades autônomas para representar os estudantes em qualquer escola pública ou particular do País, tendo como objetivos: Congregar o corpo discente da escola; defender os interesses individuais e coletivos dos alunos, na busca da construção da cidadania; incentivar a cultura literária, artística e desportiva entre os alunos; promover a cooperação entre gestores, professores, funcionários e alunos no trabalho escolar, buscando o seu aprimoramento; lutar pela democracia, pela independência e respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa; lutar pela ampla democracia dentro e fora da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos adequados; realizar intercâmbio e colaboração de caráter educacional, cívico, desportivo social; com entidades congêneres; mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para construção de uma proposta de colegiado, objetivando fortalecer trocas de experiências; estimular o trabalho valorizando a pluralidade de ideias gremistas; facilitar o surgimento de novas lideranças, assegurando a participação coletiva;

GESTÃO PEDAGÓGICA

    O Projeto Político Pedagógico e o Regimento Interno Escolar, serão instrumentos norteadores da nossa prática enquanto gestores, como também as demais legislações de ensino em vigor.
     O planejamento das ações pedagógicas será alvo constante de acompanhamento e avaliação, a fim de que melhoremos constantemente nossa prática pedagógica e alcancemos o sucesso no ensino-aprendizagem.
         Continuaremos desenvolvendo com toda comunidade escolar, projetos interdisciplinares e pesquisa de campo, visando a cada dia a promoção da cidadania e consequentemente o desenvolvimento integral do alunado.

GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS
         
         Na nossa gestão, haverá avaliação contínua para que as dificuldades sejam sanadas e a melhoria dos serviços oferecidos aconteça paulatinamente. Além da autoavaliação, o referido Centro será avaliado por todos os segmentos da comunidade escolar.
        Incentivaremos os membros do Conselho Escolar a participarem de forma ativa, para que a gestão democrática seja fortalecida e assim poderemos reverter os problemas cruciais, como evasão escolar, distanciamento entre a escola e a família e outros, objetivando a melhoria da qualidade do ensino.

GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS
        
      A documentação e registros escolares encontram-se atualizados e em nossa gestão, procuraremos mantê-los atualizados.
     Quanto a utilização das instalações é destinada apenas a comunidade escolar, de segunda-feira ao sábado, para atividades pedagógicas, recreativas e comemorativas.
        Apesar das instalações serem antigas e ter passado por pequenas reformas, encontram-se bem conservadas, procuraremos conscientizar a comunidade escolar da importância da preservação do patrimônio físico e material.
      Os recursos disponibilizados pelo poder público, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo estes recursos calculado segundo o número de alunos matriculados no ano anterior (Censo Escolar), torna-se as vezes insuficientes para atender as necessidades da Unidade de Ensino. Mesmo não atendendo as necessidades, tentaremos gerenciá-los de forma responsável e transparente.

AVALIAÇÃO

         A proposta de gestão para o biênio 2013 – 2014, está pautada em ações simples e realizáveis.
        Esperamos atingir as metas previstas, desenvolvendo um trabalho coletivo e democrático, visando uma educação de qualidade, na esperança de um futuro melhor para os nossos jovens e adultos.
      O nosso trabalho estará disponível de forma transparente, através do endereço http://www.ceja-remymaia.blogspot.com, com todas as ações “Para o fortalecimento do CEJA”!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CEJA Remy Maia. Regimento Interno Escolar.
_______________. Projeto Político Pedagógico.
Estado de Alagoas. Carta de Princípios da Educação – Construindo a escola cidadã. Maceió, 2000.
_______________. Decreto nº 2.916 de 24 de novembro de 2005. Gestão na Rede Pública Estadual de Ensino.
_______________. Decreto nº 4.033 de 18 de julho de 2008. Gestão na Rede Pública Estadual de Ensino.
_______________. Lei nº 6.152 de 11 de maio de 2000. Gestão Democrática na Rede Pública Estadual de Ensino.
_______________. Lei nº 6.196 de 26 de setembro de 2000. Estatuto do Magistério Público do Estado de Alagoas.

Comente com o Facebook: