Elaborado pelo Diretor Edson Marques Brandão com a colaboração das Coordenadoras Pedagógicas Severina Lopes Santos e Maria da Conceição Rocha Melo de Almeida, o Projeto Sinal Verde teve muitas ações de intervenção no espaço escolar deixando o CEJA mais limpo e mais bonito, além da lição de cidadania que nossos alunos tiveram bem como a consciência de preservação do Meio Ambiente.
Abaixo, as fotografias ilustram a situação que a escola se encontrava.
lixão bem na frente da escola, ao lado do estacionamento. E o pior é que os funcionários faziam queimadas neste local
Área lateral de uma sala de aula onde os próprios alunos jogavam lixo pela janela ao invés de colocar na lixeira
Terreno da escola com muito mato, pois o CEJA não recebia nenhum recurso do Governo para sua manutenção
Área frontal da escola, canteiro frontal, lateral e estacionamento
O projeto surgiu devido a problemas antigos do CEJA Remy Maia, problemas estes causados pela própria comunidade escolar como o acúmulo de lixo em locais inconvenientes, a não conservação dos espaços pelos alunos e funcionários, a sujeira das salas de aula entre outros. Partindo daí, o projeto veio para modificar essas situações tendo como objetivo geral:
*Melhorar consideravelmente as condições visuais da escola nos espaços internos e externos contíguos à mesma, criando canteiros, jardineiras, cantinho de ervas, quadra de esportes, horta escolar e eliminando com o lixo ao seu entorno.
Objetivos Específicos:
*Desenvolver a consciência de preservação ambiental;
*Melhorar e ampliar as áreas de jardinagem da escola;
*Eliminar o grande número de formigueiros no terreno da unidade;
*Trabalhar a questão do lixo em todos os espaços;
*Criar um espaço para o cultivo de ervas medicinais e hortaliças;
*Embelezar os muros da escola com pinturas artísticas e textos poéticos feitos por toda a comunidade escolar;
*Plantar árvores ornamentais que favoreçam sombra no estacionamento e em outros locais estratégicos;
*Construir uma quadra de areia para a prática de Educação Física;
*Fornecer mudas para a comunidade escolar para que possa fazer seu próprio jardim;
*Disponibilizar conhecimento técnico para a comunidade escolar acerca de horticultura e jardinagem.
Lay-out de implantação com destaque para as áreas que sofreriam intervenção (parte colorida) estacionamento, pátio interno, canteiros frontais, e jardim frontal e lateral, a área da horta não está representada na figura.
Dessa forma, todos os professores deveriam se envolver no projeto com todas as turmas da escola, ficou definido que o turno matutino se responsabilizaria pela horta, o turno vespertino pela jardinagem interna e o turno noturno pela jardinagem externa.
Algumas fotografias da 1ª etapa no projeto.
Algumas fotografias da 1ª etapa no projeto.
Limpeza do terreno, parte interna
Alunos do noturno efetuando a limpeza da parte frontal da escola
Cultivo de mudas
Alunos do turno vespertino limpando o terreno
Limpeza da calçada externa pelos alunos do turno vespertino
Limpeza dos canteiros frontais
Alunos preparando canteiros para a horta
A Coordenadora Severina também ajudou
Alunos do noturno podando a árvore
Aqui até o Diretor trabalha duro, afinal é preciso dar o exemplo
Isso foi apenas uma parte do lixo retirado da escola
Em breve teremos a 2ª etapa do Projeto com a pintura dos muros com figuras artísticas e textos poéticos.
Comente com o Facebook: