23 de julho de 2012

Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas




Foram prorrogadas até o dia 30 de julho as inscrições para o Curso de Prevenção ao uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O curso tem carga horária de 120 horas, podendo ser estendido até 180 horas caso os participantes desenvolvam um projeto preventivo na escola.

O Curso é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD - em parceria com o Ministério da Justiça, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e a Universidade de Brasília. O Estado de Alagoas incentiva a realização do curso através da Secretaria de Promoção da Paz.
O curso acontecerá entre agosto de 2012 e abril de 2013. É composto por quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento e implementação do projeto de prevenção elaborado pelos participantes.

Para se inscrever no curso os educadores devem formar um grupo de cinco a dez integrantes e acessar o site http://www.educadores.senad.gov.br/ informando o código INEP da escola onde trabalha. O grupo deve conter dois profissionais ligados diretamente à gestão da escola, como diretor ou coordenador educacional, por exemplo. O participante deve ter tempo semanal disponível para o estudo e reunir-se com o grupo para realizar as atividades propostas.

O participante receberá um kit de material didático composto de material impresso e um DVD. Ao término do curso, o educador receberá certificado de 180 horas fornecido pela Universidade de Brasília.

Em Palmeira dos Índios, duas escolas desenvolveram projeto de prevenção às drogas no ano de 2011, a Escola Estadual Almeida Cavalcanti e o Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia – CEJA.

No CEJA Remy Maia, um grupo de seis educadores realizou o curso e desenvolveu um projeto interdisciplinar com toda a comunidade escolar. O projeto foi bastante positivo e promoveu várias ações de prevenção na escola como palestras com profissionais e atividades de incentivo ao protagonismo juvenil. Para esta edição do curso, um novo grupo de educadores se prepara para adquirir novos conhecimentos acerca desse problema que assola as escolas no país inteiro e desenvolver ações de conscientização e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Comente com o Facebook: