A partir desse ano, o processo de matrículas para alunos novatos na rede estadual de ensino de Alagoas deverá ser feito pela internet de acordo com a Portaria SEE nº 1258/2012. O sistema foi utilizado em 2012 no município de Maceió e foi bem sucedido. Inicialmente, o interessado deverá acessar o site http://www.matriculaonline.al.gov.br no período de 07 a 13 de janeiro e efetuar uma pré-matrícula informando seus dados pessoais e três escolas onde gostaria de estudar. A partir do dia 24 de janeiro, deve acessar novamente o site para verificar em qual das três escolas pretendidas deverá confirmar a matrícula devendo se dirigir à escola indicada portando todos os documentos necessários para realizar, de fato, a sua matrícula.
De acordo com a referida portaria, a matrícula informatizada acontecerá para as seguintes séries/períodos:
I. Ensino Fundamental - 1º e 6º ano;
II. Ensino Médio - 1ª série;
III. Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) - períodos do turno diurno e 1º e 5º; e 6º período no turno noturno;
IV. Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 1º período.
No ato da pré-inscrição, o interessado deverá fornecer as seguintes informações:
I- Nome completo do estudante;
II - Data de Nascimento;
III- Sexo;
IV- Estado civil;
V- Nacionalidade;
VI- Naturalidade;
VII - Endereço completo, inclusive o CEP;
VIII- Telefone fixo e móvel, se possuir;
IX- Endereço eletrônico "e-mail", se possuir;
X- Número da carteira de identidade do estudante, se possuir, órgão expedidor;
XI- CPF do próprio, se possuir;
XII- Nome da mãe e do pai ou responsável legal;
XIII- CPF do responsável;
XIV - Certidão de nascimento ou casamento: data de nascimento, livro, folha, turno,
registro, Município onde foi lavrado e a Unidade Federativa do Cartório;
XV- Declarar se é pessoa com deficiência, em cumprimento ao disposto na Lei nº 7.853,
de 24 de outubro de 1989, e no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1995, publicado no Diário Oficial da União, de 21 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004;
XVI- Rede Escolar de origem;
XVII- Em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento;
XVIII- Ano/Série/Período pretendido;
XIX- Escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado;
XX- Cadastrar três opções de escola.
Após o resultado, o pai ou responsável deverá comparecer à escola, no período entre 28 a 30 de janeiro, munido dos seguintes documentos para confirmação da matrícula:
a) Certidão de Nascimento/Casamento ou Carteira de Identidade, CPF do aluno, se possuir, original e cópia.
b) Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade de ensino em que estudou, constando a série a qual o aluno está habilitado. O original ficará na escola;
c) Original e cópia da Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos;
d) Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
e) Original e cópia do comprovante de residência atualizado;
f) 01 foto 3x4;
g) Carteira de vacinação atualizada, para os alunos do 1º ao 5º ano;
h) Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes concluintes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
O CEJA Remy Maia prestará toda assistência necessária aos alunos interessados em matricular-se na unidade, dispondo de computadores conectados à internet e pessoal habilitado para ajudar na realização da pré-matrícula dos novatos.
As séries/períodos não listados efetuarão matrícula diretamente na escola no período de 21 a 30 de janeiro.
As séries/períodos não listados efetuarão matrícula diretamente na escola no período de 21 a 30 de janeiro.
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