14 de novembro de 2011

Estudante de Estrela de Alagoas Vence o Concurso de Redação do Senado

Matriculado na Escola Estadual Luiz Duarte da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Ivan sonha em ser promotor de Justiça
Estudante de Estrela de Alagoas vence o Concurso de Redação do Senado
Estudante do 3º ano, Ivan já sonha em ser promotor de Justiça
Pollyanne Costa
Foto: Valdir Rocha

No próximo dia 16, Ivan Aquino de Araújo Brito, estudante da Escola Estadual Luiz Duarte, localizada na pequena cidade de Estrela de Alagoas, desembarca em Brasília para receber o prêmio do IV Concurso de Redação do Senado e para participar do Projeto Jovem Senador. Com o tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”, a redação de Ivan foi selecionada entre 2055 textos das 190 escolas de Alagoas que participaram do concurso nesta edição.
O resultado do concurso chegou por meio de mensagem no aparelho celular de Ivan, informando que sua redação tinha sido a vencedora em Alagoas. Surpreso e, apesar de reconhecer o DDD de Brasília (61), Ivan pediu para a diretora da escola, Anaísa Maria Gonçalves Canuto de Lira, confirmar a notícia. “Não acreditei quando chegou a mensagem, fiquei muito desconfiado. Li, depois li de novo, vi que era de Brasília, mas pedi para Anaísa confirmar porque eu pensei que poderia ser engano”, afirmou Ivan.
Engano não, sucesso! Ao saber que ficou em primeiro lugar, Ivan era um misto de felicidade, nervosismo e muita emoção. A sua professora de português, Maria Sueli Canuto, foi a escolhida para acompanhá-lo na premiação da capital federal.  “Quando eu li a redação dele, eu vi que estava um texto redondo, bem elaborada, com bons argumentos. Quando sentamos para selecionar, a opinião de todos foi unânime. No dia do resultado a alegria do Ivan contagiou todos aqui na escola”, ressaltou a professora.
A diretora da escola também ficou emocionada com o resultado. “Ivan é um menino humilde e muito estudioso. Eu fiquei muito orgulhosa com a premiação. Não só eu, mas todos da escola. Chorei muito, não tive como segurar a emoção. Sou uma incentivadora de todos os concursos que surgem porque eu acredito nos meninos dessa escola”, disse.
O apoio – Ângela Maria Aquino de Araújo, mãe de Ivan, cuida do casal de filhos sozinha e não esconde a alegria de saber que “seu menino” será o representante de Alagoas em Brasília. “Ele é um bom aluno, estudioso, também é um ótimo filho e merece”, afirma. Ela lembra que estava varrendo a casa quando Ivan escrevia no sofá e, assim que terminou, ele disse: “Mainha, veja aqui essa redação” ele leu o texto todo e eu disse: “Ivan, ficou boa e você vai ganhar. De todas as redações que eu já vi você fazer, essa é a que eu tenho certeza que você vai ganhar, você vai ser o primeiro”, disse Ângela orgulhosa.
Matriculado no 3º ano do Ensino Médio, Ivan Aquino de Araújo Brito é um aluno dedicado, que gosta de estudar e sonha em ser promotor de Justiça. “Gosto muito de ler, assistir a jornais e quero seguir a área de Direito”, disse. Ele acha que não se deu bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas diz que não vai desistir do sonho. Com a força de vontade que Ivan tem, não há quem duvide disso. Ele gosta de ler, e de estudar disciplinas da área de Humanas, como história, filosofia, sociologia, geografia e inglês. Ivan chega a Brasília no dia 16 e fica até o dia 18 para participar do Projeto Jovem Senador.
A preparação – Ivan e os demais alunos dos 3º anos da escola Luiz Duarte participaram de um trabalho que envolveu toda a escola durante quase três meses. Depois da apresentação da proposta do concurso na unidade de ensino, Maria Sueli Canuto iniciou um trabalho em conjunto com a monitora de Sociologia, Rejane Nonato, voltado para estimular a produção de texto entre os estudantes. “Eles já estavam praticando a redação por causa do Enem, mas fizeram exercícios específicos para o texto do concurso do Senado”, afirmou Sueli.
Nas aulas de Português foram ministrados assuntos sobre a estrutura da redação, pontuação, introdução, desenvolvimento e conclusão, enquanto nas aulas de Sociologia foi trabalhado o tema da redação, a história do país e assuntos correlacionados. Das 3 turmas de 3º ano, Sueli escolheu 10 redações e levou para a coordenação e a direção ajudarem a escolher. A seleção da redação do Ivan foi unânime.
O concurso e a premiação – O Concurso de Redação do Senado ocorre anualmente e contempla alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública, com idades entre 16 a 19 anos. Os autores das 27 redações escolhidas para representar todas as unidades da Federação viajarão a Brasília e receberão cada um, um notebook, uma medalha, o certificado e a publicação da redação em um livreto elaborado pelo Senado. Cada estudante também irá participar do Projeto Jovem Senador, quando conhecerão toda a estrutura do Poder Legislativo. As escolas dos três primeiros lugares serão presenteadas com computadores, livros e DVDs para o acervo da instituição.
Em Alagoas, William Rafael da Silva ficou na 2ª colocação, ele é aluno da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, que faz parte da 10ª CRE, de Porto Calvo e Maraysa Marques Torres, estudante da Escola Estadual Padre Aurélio Gois, unidade de ensino da 2ª CRE, do município de Junqueiro, ficou com o 3º lugar.
Fonte: www.educacao.al.gov.br

O CEJA REMY MAIA PARABENIZA O ALUNO IVAN POR ESSA CONQUISTA E A ESCOLA LUIZ DUARTE PELO TRABALHO REALIZADO!

Comente com o Facebook: