11 de dezembro de 2011

Professor Edson Marques Brandão é Homenageado por Alunos do CEJA Remy Maia

Alunos do CEJA Remy Maia durante a culminância do Projeto Diversidade Cultural Alagoana homenagearam o professor, Diretor Geral do CEJA Remy Maia e escritor Edson Marques Brandão. Os alunos fizeram um estudo biográfico e apresentaram um pouco de suas obras para a comunidade escolar. As turmas que estudaram e discorreram sobre Edson Marques Brandão foram a 1ª Etapa A (turno matutino) e a 1ª Etapa C (turno noturno). Os alunos da 1ª Etapa A, ao final da apresentação, entregaram uma placa ao escritor em homenagem pelo seu trabalho à frente do CEJA Remy Maia e pelo seu trabalho na literatura. 

Ao apresentarem a obra, o aluno Alex deu um depoimento bastante emocionado acerca do soneto “Dor do inverno nordestino”. O soneto descreve a tragédia acontecida em Alagoas em junho de 2010 quando dois rios da região, o Paraíba e o Mundaú transbordaram inundando diversas cidades alagoanas. O referido aluno citou que passara dois dias em cima do telhado do 2º andar de casa para sobreviver à enchente, e disse ainda que o texto o fez reviver aquela experiência e a chance de ter a vida de volta. Não menos emocionante foi a homenagem dos alunos da 1ª Etapa C que fizeram uma poesia belíssima falando da trajetória do professor Edson Marques Brandão que também o deixou bastante emocionado.

O projeto Diversidade Cultural Alagoana consistiu num estudo sobre a cultura do Estado de Alagoas, suas cidades históricas, os escritores que se destacaram na literatura em âmbito nacional e internacional e os novos escritores que estão conquistando espaço em Alagoas. Além de Edson Marques Brandão foram citados os escritores palmeirenses Judite Maria Rocha da Silva, Ivan Barros, Luiz B. Torres, Isvânia Marques e o poeta Turunguinha. Dos escritores consagrados nacional e internacionalmente foram estudados Lêdo Ivo, Jorge de Lima, Graciliano Ramos, Dom Fernando Iório Rodrigues, entre outros.

Esta semana, o professor Edson Marques Brandão também foi laureado na cidade de Niterói, RJ, onde foi empossado Sócio Correspondente da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências. Ele tem se destacado na difusão da cultura palmeirense e alagoana no estado do Rio de Janeiro.



Comente com o Facebook: