9 de janeiro de 2013

Professor da rede estadual lança livro infantil com lição ambiental em Palmeira dos Índios


“O amigo da onça” é a terceira publicação do autor e será lançado em feiras e bienais pelo país"

Professor da rede estadual lança livro infantil com lição ambiental em Palmeira dos Índios
Livro conta história de amizade e aventura com lição ambiental
Por Bárbara Pacheco
O professor de Física e Matemática e diretor do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Remy Maia em Palmeira dos Índios, Edson Marques Brandão, lançará, no próximo dia 18, a partir das 18h, na livraria Tenda Cultural, localizada no município, o primeiro livro de sua autoria dedicado ao público infantil. “O amigo da onça”, terceiro livro do autor, também participará de lançamentos em feiras e bienais em todo o país, como a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, no final de abril, Feira do Livro Infantil de Cabo Frio e Bienal Internacional do Livro em Alagoas.
Segundo Edson Marques, a ideia de publicar um livro infantil é antiga e nasceu da instigação que a literatura provoca nas crianças. “A aceitação do público infantil é maior, o interesse é genuíno, a atenção que as crianças dão à literatura é incrível. O que me motiva é, de algum modo, contribuir com a leitura na infância e a formação de leitores críticos”, explicou.
O autor explicou também que as pessoas geralmente estranham o fato de ele ser professor de disciplinas exatas e escrever livros que nada tem a ver com a área em que atua. “Sempre gostei de ler e me interessei por literatura. Acredito que meu gosto pela escrita tenha sido influenciado pela dedicação de bons professores que tive na escola. Os professores são grandes atores na formação de cidadãos leitores”, destacou.
O professor, que recebeu em 2011 o Prêmio Interarte da Academia de Letras de Goiás, na categoria Revelação Poética, com o livro “Fagulhas e Desejos”, afirmou que o livro infantil marca uma nova fase da sua carreira. O autor também publicou “Frontispícios do Pensamento”, seu primeiro livro, lançado em 2003, e organizou a antologia “Nordeste em Verso e Prosa”, em 2011.
De acordo com o autor, “O amigo da Onça” conta uma história de aventura e amizade com uma lição ambiental. Ilustrado por Danilo Marques, o livro carrega uma imensidão de cores, com um projeto gráfico diversificado.
Sobre o autor - Em 2011 foi empossado Sócio Correspondente das Academias de Letras e Artes de Cabo Frio (ARTPOP) e de Niterói (ANBA), no estado do Rio de Janiero, e da Academia de Letras e Artes Buziana (ALAB), em Búzios. Edson Marques também é membro da Academia Palmeirense de Letras (APALCA) e da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte).

Disponível em:

Comente com o Facebook: