14 de agosto de 2017

Projeto Meio Ambiente, Cuidar para Viver Bem

O CEJA Remy Maia desenvolveu durante o mês de julho o projeto Meio Ambiente, cuidar para viver bem. O projeto teve como objetivo geral fomentar a preservação do meio ambiente. 


Plantação de ipês e eucaliptos. Alunos de várias turmas fizeram o plantio. Direção e coordenação pedagógica também plantaram uma muda de ipê.


Além disso, o projeto também teve os seguintes objetivos específicos: 

  • Refletir sobre as práticas cotidianas em relação ao meio ambiente;
  • Discutir sobre as possibilidades de prevenção ao meio em que vivemos;
  • Desenvolver habilidades de cuidados do solo para a cultura de hortaliças, plantas medicinais e jardinagem;
  • Construir composteiras orgânicas para transformação de restos de alimentos orgânicos em adubo;
  • Aproveitar a água proveniente dos aparelhos de ar condicionado;
  • Implantar uma horta escolar;
  • Recriar áreas verdes na escola;
  • Criar uma farmácia viva;
  • Desenvolver uma consciência responsável para com o meio ambiente;
  • Incentivar a cultura do “faça você mesmo” produzindo utilidades ou itens de decoração a partir de materiais recicláveis.

Os alunos desenvolveram pesquisa sobre hortas, plantas medicinais, jardinagem e arborização. Essas atividades culminaram na apresentação de um seminário. Além das atividades teóricas, tivemos várias atividades práticas como o plantio de árvores (ipês e eucaliptos), jardinagem, horta escolar, farmácia viva, produção de objetos com material reciclado, construção de composteiras, além da montagem de instrumentos de captação das águas dos aparelhos de ar condicionado. 

Para a realização do projeto contamos com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Palmeira dos Índios que fez a doação de mudas e auxiliou na plantação dos ipês.


Presença do CEJA Remy Maia na abertura do projeto Alagoas + Verde do IMA Alagoas em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios. Agradecimentos ao IMA em Alagoas pela doação das mudas de ipê para nossa instituição.


O técnico Luiz André da Secretaria Municipal do Meio Ambiente deu total apoio ao projeto. Conseguiu mudas de ipê com o IMA, orientou os alunos quanto aos cuidados com as mudas, levou a equipe que preparou o berço das mudas e auxiliou no plantio. Ao André e à Secretaria do Meio Ambiente nossa gratidão.

Atividades de jardinagem e horta suspensa.

As pesquisas desenvolvidas pelos alunos culminaram em um seminário onde os alunos expuseram os conhecimentos adquiridos bem como a produção de artigos através do processo de reaproveitamento de materiais recicláveis como garrafas pet, pneus, entre outros. Além disso, os alunos produziram composteiras para a produção de adubo orgânico e construíram também um sistema de aproveitamento da água proveniente dos aparelhos de ar condicionado. 

Algumas apresentações dos alunos em sala de aula.

Composteira construída pelos alunos.


O projeto Meio Ambiente, cuidar para viver bem foi muito bem avaliado pela direção, coordenação pedagógica, articuladora de ensino e professores que ficaram surpresos e bastante satisfeitos pelos resultados alcançados. 

Parabenizamos aos nossos alunos pelo envolvimento nas atividades propostas e pelo trabalho desenvolvido!






















Comente com o Facebook: