30 de março de 2012

CEJA Remy Maia não Participará da OBMEP 2012


O Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia - CEJA - não participará da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O CEJA é uma escola atípica que tem suas peculiaridades por atender especificamente à Educação de Jovens e Adultos - EJA. Este ano houve mudanças substanciais no sistema de ensino de EJA em Alagoas, o ensino acontecerá por períodos (seis meses), onde cada período equivale a um ano do ensino básico. Por ter uma carga horária reduzida, tendo que trabalhar os mesmos conteúdos do ensino regular, inclusive com os mesmos livros do ensino regular, um grande erro, diga-se de passagem, pois é totalmente absurdo trabalhar com o mesmo material didático do ensino regular, quando temos menos da metade da carga horária! Mas deixemos esse assunto para um outro momento.
Um outro fator que levou a equipe gestora do CEJA a não inscrever a escola na OBMEP foi o fato de ainda existirem turmas do Ensino Médio sem professor de Matemática e sem previsão de atendimento desse profissional para as turmas. Coisas do nosso estado...
O problema é que precisamos fechar o período letivo em um semestre e como ficará a situação dessas turmas sem professor ainda é uma incógnita, pois a 3ª Coordenadoria de Ensino ainda não nos deu nenhuma garantia de que chegará professor. Os monitores contratados pelo estado para suprir a carência de professores é insuficiente. Mais um problema na educação do estado que possui um dos piores índices da educação no país, infelizmente.
Esperamos mais uma vez que esta situação se resolva, pois a Educação de Jovens e Adultos ainda não é tratada com o devido respeito em nosso estado.

Comente com o Facebook: