5 de novembro de 2013

Professor do CEJA é destaque na VI Bienal do Livro de Alagoas

No universo da Bienal do Livro os números se transformam em letras.

Apaixonado pela leitura, o escritor e matemático Edson Marques Brandão apresenta seu mais novo trabalho: O amigo da Onça.
 
Por Silvia Shayline Leite – Colaboradora
Há quem diga que quem trabalha com números não gosta do universo da literatura e vice-versa. Embora a Bienal Internacional do Livro de Alagoas possua uma grande quantidade de publicações para área de exata, esse não é o tema que o matemático Edson Marques Brandão veio representar nesta sexta edição do evento.

Em sua primeira participação, que aconteceu em 2011, Brandão lançou seu livro de poemas e poesias “Fagulhas e Desejos” e nesta edição, o escritor divulga no cenário alagoano seu mais novo trabalho, que foi lançado no início deste ano: “O Amigo da Onça”.

A obra é um conto de aventura, voltado para crianças onde a principal temática e a preservação ambiental, o autor também fala que alguns colegas de profissão estão encontrando outros conteúdos dentro do livro.

“O livro retrata um guerreiro que foi exilado em uma ilha e desenvolveu uma amizade com uma onça falante. É através do lúdico que a história apresenta como conviver com diferenças e situações de conflitos”, admite o escritor.

Filho de um casal semi-analfabeto, Brandão fala que sua paixão pela leitura aconteceu de forma espontânea e que sempre recebeu incentivo de seus pais e também de alguns professores para alimentar esse hábito e também mergulhar no universo da escrita. “Cultivo há muito tempo o gosto pela leitura, quando era criança sempre pedia emprestado um livro da biblioteca da escola e tinha um desejo de ter minha própria livraria e atualmente comemoro dois anos de Tenda Cultural”, lembra ele.
Matemático por formação e professor atuante, o escritor fala que seu interesse pelos números surgiu no período em que cursava Edificações na Escola Técnica, mas a paixão pela literatura nunca foi esquecida.

Tenda Cultural na Bienal
No domingo, dia 26 o estande “Tenda Cultural” será o cenário para a contação do livro “O amigo da Onça” com ilustração ao vivo, representação de outras histórias e a presença da escritora Renata Ventura, autora do best-seller “A arma Escalarte”.

Outras Obras do Autor
Em 2003 o professor publicou seu primeiro livro de poemas “Frontispícios do Pensamento”, passou um período sem desenvolver nenhuma literatura, retomando à sua paixão em 2011 com “Fagulhas e Desejos”.
Ainda em 2011 participou da curadoria do livro “Nordeste em Versos e Prosas”, onde alunos e professores alagoanos ressaltam as belezas do nordeste e atualmente volta ao cenário para apresentar “O Amigo da Onça”.

*****
Matéria reproduzida do site oficial da Bienal: http://www.edufal.com.br/bienal2013/noticia/51

Comente com o Facebook: