16 de agosto de 2012

Sessenta e Sete Escolas da Rede Estadual Superam Meta do IDEB para 2011



por Ana Paula Lins


Sessenta e sete escolas da rede pública estadual alcançaram notas acima do que era projetado para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, o indicador do Ministério da Educação (MEC) que mensura a qualidade da educação brasileira.

Nos anos iniciais (4º e 5º anos do Ensino Fundamental), as escolas mais bem avaliadas foram a Tiradentes da Polícia Militar, em Maceió e Hermílio de Freitas Melro, em Penedo, ambas com Ideb 5.3, seguida pelas escolas Guilhermina de Oliveira (Maceió), com 5.1; Rocha Cavalcante, em União dos Palmares,com 5.0; Santa Tereza D'Avila (Maceió), com 4.9, Carlos Povina (Maceió), com 4.6; Ambrosio Lira (Passo de Camaragibe) e Xingó I (Piranhas), ambas com 4.5 e Campos Teixeira (Maceió), com 4.4.

Nos anos finais (8º e 9º anos), as melhores avaliadas foram as escolas Álvaro Paes, em Coité do Noia, com 5.2; Tiradentes da Polícia Militar, 4.7; Adriano Jorge (Arapiraca) e Estadual de Educação Básica de Pariconha (Pariconha), as duas com 4.5, Demo Ferreira da Silva, em Jundiá, com 4.4; Luiz Augusto de A. Menezes (Delmiro Gouveia), com 4.2 e Jorge de Lima (União dos Palmares), com 4.1.
Sete escolas da rede alcançaram, em 2011, notas projetadas para serem obtidas entre 2013 e 2021. É o caso da Delmo Ferreira, em Jundiá, que obteve índice estimado para daqui a dez anos e também das escolas Xingó I e Álvaro Paes, que só chegariam ao indicador projetado no ano de 2019. Já as escolas Pariconha, Campos Teixeira, Freitas Melro Guilhermina Oliveira foram avaliadas com notas estimadas para serem alcançadas entre 2013 e 2017.

Melhor Ideb em 2014

O Ideb é calculado a partir da média de proficiência em Português e Matemática dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental avaliados na Prova Brasil somada à taxa de aprovação. Em Alagoas, o Ideb 2011 foi de 3.8 para as séries iniciais (4º e 5º anos) e 2.9 para as séries finais (2.9). Em relação a última amostragem do índice, em 2009, o Estado não apresentou mudanças, já que, na época, foram alcançadas notas 3.7 para os anos iniciais e 2.9 para os anos finais.

No entanto, assim como o restante do país, o Estado apresentou desempenho abaixo do esperado no Ensino Médio, que caiu de 3.1 em 2009 para 2.9 em 2011. Os índices do Ensino Médio são calculados a partir de amostragem de resultados de escolas públicas e particulares no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Durante visita às obras de reforma da Escola Ciro Acioly, no Centro, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, comentou os resultados apresentados pelo Estado e afirmou que, em 2014, Alagoas terá um melhor desempenho na avaliação.

“Em 2014, quando será divulgado o Ideb de 2013, a educação de Alagoas estará em outro patamar. Para que isso aconteça, estamos investindo em diversas frentes, como a modernização da gestão escolar, melhoria da infraestrutura escolar e ampliação da informatização das unidades”, conta.

Soares destaca ainda que outro foco será a valorização dos profissionais da educação. Para isso, o Estado está concluindo um novo Plano de Cargos e Carreiras (PCC) que permitirá uma melhor remuneração e ascensão mais rápida na carreira para os servidores, incentivando também que o mesmo busque expandir a sua qualificação. “Também vamos realizar concurso público para a Educação até o final do ano, injetando novos professores em nossa rede para suprir as carências existentes em sala de aula”, complementa.

Comente com o Facebook: