10 de agosto de 2012

Através do Facebook, Secretário de Educação Comenta Reportagem do Bom dia Brasil

Após duras críticas à Educação do Estado de Alagoas feitas pelo jornalista Alexandre Garcia na manhã desta quinta-feira, 09 de agosto, no Bom Dia Brasil da Rede Globo, o Secretário da Educação Adriano Soares usou seu perfil no facebook para encaminhar uma mensagem aos alagoanos. De acordo com Soares, a resposta se dirigia não à Rede Globo, mas aos alagoanos para mostrar o comprometimento da sua gestão em solucionar os problemas da pasta. 

Acompanhe o vídeo:


Segue o pronunciamento do Senhor Secretário Adriano Soares:

"Não havia ainda assistido ao duríssimo comentário feito por Alexandre Garcia, no Bom Dia Brasil. Diz ele que há incompetência na condução das reformas das escolas, porque 'deveriam começar e terminar nas férias dos alunos'; simples assim. No plano do discurso, das boas intenções, a crítica está corretíssima. Me associo a ela. Mas isso é só no plano da conversa e das boas intenções. A realidade, porém, é mais dura e mais complexa. As reformas que estão sendo feitas são em prédios em petição de miséria, prestes a cair o teto, quando já não caíram!, algumas com a fossa a céu aberto, outras com problemas estruturais graves.

'As reformas deveriam ser feitas com planejamento', adverte com ênfase Alexandre Garcia. E para ele, planejar seria esperar que, em um passe de mágica, as reformas fossem feitas nas férias, em 30 dias. Genial! Proponho a  ele: venha fazer! Venha me mostrar em que erramos, diante da realidade concreta, dura, que caiu nas minhas  mãos. É fácil, sentado em um púlpito como o Bom Dia Brasil, agir como inquisidor e condenar um trabalho sério. Criticar é sempre uma postura muito, mais muito fácil. Basta empostação na voz e fazer cara de indignação. Alexandre Garcia fez e faz isso muito bem.

Tivesse eu medo de críticas, nem mais estaria na Educação Alagoas. Porque ser gestor da pior educação do país, com o pior ideb e a maior taxa de analfabetismo, é já expôr-se às críticas de antemão. Diz o meu crítico, o jornalista Alexandre Garcia, que as escolas não deveriam estar em petição de miséria, porque deveria haver manutenção. Diz o correto; diz o que digo desde que assumi. Não por outra razão, estamos não apenas reformando as escolas, mas estaremos lançando o edital de licitação de contrato de conserva das escolas reformadas, para que mais nunca elas voltem àquela situação dramática em sua infraestrutura.



Estamos fazendo planejamento. Estamos enfrentando as mazelas da educação. E, meu caro Alexandre Garcia, a educação aqui está sendo tratada como algo muito, mas muito sério, razão pela qual vamos mudar esse quadro terrível que encontramos. Aliás, já estamos mudando.


Desde o início venho afirmando: 2012 será um duro ano de travessia, de mudanças, de problemas. Estamos focando no futuro, que já começa agora. Estamos trabalhando com foco, com perseverança e determinação. E dando a cara para bater, porque temos orgulho do que estamos fazendo.

Muitos me ligaram, sendo solidários (...)  Assistam, é bom que vejam, é bom que saibam sobre a nossa realidade. Porque é essa realidade que estamos transformando!

Mostraremos que a nossa sina não é sermos os últimos, não é estarmos na rabeira, não é a mediocridade como vocação e destino. Alagoas está mudando a sua educação; Alagoas está enfrentando os seus problemas. Por ora, ainda servirá de palanque para demagogos, de baixo a alto coturno. Mas são apenas demagogos, que mostram indignação sem compromisso, que fazem o seu discurso fácil mas não põem a mão na massa.

Quanto mais criticam, quanto mais amesquinham o trabalho sério que estamos fazendo, mais força me dão para prosseguir, porque - ao contrário deles - estamos indo às escolas, estamos indo ver os problemas, estamos abraçando os alunos e professores. Ao contrário deles, a realidade é nossa conhecida e não a tememos; antes, queremos, estamos e vamos modificá-la.

Com humildade, com seriedade e sonhos. Porque sonhamos o melhor para os nossos alunos. São eles que nos motivam e estimulam. Aos críticos, mesmo os renomados, mostraremos os resultados. A realidade se impõe sempre.

Sim, muitos dirão que não deveria responder ao jornalista da Globo. Não respondo a ele, porém. Respondo aos alagoanos, que podem ter a certeza de que temos o compromisso sério com a educação de Alagoas e não tememos os desafios. A causa é nobre, é complexa, é estimulante: dar aos nossos jovens um futuro decente".

Comente com o Facebook: