25 de outubro de 2009

ESTRUTURA FÍSICA




      O terreno do CEJA Remy Maia possui uma área de exatamente 2.670,08 m2, mas dispõe de apenas 517,60 m2 de área construída. Inaugurado em novembro de 1983, há exatos 26 anos, o CEJA Remy Maia nunca passou por uma reforma. Sua estrutura física é precária. Dispõe de apenas quatro salas de aula, sendo que duas são improvidas, uma delas dispõe de apenas 17,00 m2 e comporta 20 alunos, quando a recomendação do Ministério da Educação é de 1,20m2/ aluno. O CEJA não possui laboratório de informática, não posssui computadores, não possui quadra de esportes para a prática de educação física, não possui pátio interno coberto para recreação e realização de eventos, não possui auditório, não possui impressora, os trabalhos da secretaria são extremamente demorados por estarmos ainda na "idade da pedra". O CEJA não dispõe de uma biblioteca digna que favoreça o estudo e a leitura. Resumindo, o CEJA Remy Maia é desprovido de todo e qualquer recurso físico e pedagógico que favoreça a aprendizagem.
      Um sério problema na estrutua física da unidade é que os engenheiros/ arquitetos projetaram a cozinha bem ao lado dos banheiros e, constantemente a vigilância sanitária faz-nos visitias cobrando melhorias, no entanto o setor de engenharia da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte tem conhecimento desta gravidade, pois já nos fez inúmeras visitas com  a promessa de reformar o prédio além de dispor do Projeto Arquitetônico na própria Secretaria.
      Um fato que nos alegrou bastante este ano foi a visita dos técnicos do Ministério da Educação a fim de avaliar as condições para implantação de um Centro de Educação Profissionla do Programa Brasil Profissionalizado, contudo esbarramos na impossibilidade de concretizá-lo pois não havia nenhuma documentação que atestasse a dominiliadade do terreno do CEJA. O CEJA funcionaria com os cursos de Técnico em Alimentos e Técnico em Agronegócio.
      Com o Programa Geração Saber do Governo de Alagoas juntamente com O Ministério da Educação e o PNUD que injetam no estado cifras aproximadas de 200 mmilhões de reais para a melhoria da educação no Estado de Alagoas, resta-nos ainda uma esperança de que o Governo olhe para o Centro de Educação de Jovens e Adultos como uma unidade que precisa de socorro, de carinho. Uma unidade de ensino que não apenas apresenta números, mas uma unidade que presta um serviço social sem medidas, levando educação àqueles que já estão fora da faixa etária regular de ensino, àqueles que precisam encontrar e melhorar o seu espaço no mundo do trabalho e é isto que nos fazemos constantemente. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, sem subsídios do Governo Estadual, faltando tantas coisas, mas não deixamos de ofertar uma educação libertadora, como  dizia Paulo Freire, uma educação política e politizadora a fim de promovermos uma sociedade melhor.
      E esperamos sinceramente que o Programa Geração Saber traga para nós não apenas pequenos reparos, mas nos traga a ampliação tão esperada neste trinta anos de existência, ampliação com laboratórios, salas confortáveis, biblioteca, espaço de lazer, de eventos e tudo o mais que uma casa de educação necessita para realmente educar com qualidade, para que ao chegar no período de matrículas não sejamos mais obrigados a dizer: não há vagas, esperem o provão. Isto é lamentável.

Comente com o Facebook: