25 de outubro de 2009

RECURSOS

        O CEJA Remy Maia, até maio de 2009, não recebia nenhum recurso federal ou estadual para sua manutenção. Durante muito tempo sofremos com a falta de material de expediente, material de limpeza e manutenção geral. Para fazer um pequeno conserto que fosse, solicitávamos à Secretaria de Estado da Educação, mas dificilmente chegava resposta. Assim realizávamos sorteios, gincanas, pedíamos ajuda à iniciativa privada, entre outras alternativas para gerir a esta unidade escolar tão esquecida pelos nossos governantes. Afinal o CEJA está completando quase 30 anos de existência e nunca passou por uma reforma, total é o esquecimento e a falta de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos em nosso Estado e em nosso país.
         Ao assumirmos a gestão da escola em 01 de outubro de 2008, fomos à Secretaria de Educação, buscamos respostas de diversas maneiras, encaminhamos inúmeros e-mails  e ligações ao MEC, ao FNDE e a resposta era sempre a mesma, não há recursos. Os recursos da EJA são repassados para o Estado através do FUNDEB e ao chegar aqui só dava para pagar a folha de pagamento de pessoal. Enfim, nós que padecemos com tudo isso, sem dinheiro para fazer nada.
         Este ano, o Governo Federal estende para todas as modalidades de ensino alguns recursos financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE como a merenda e escolar e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). E assim, a partir de agora temos merenda e um pequeno recurso para fazer os pequenos reparos que forem necessários e para adquirir material de consumo e de higiene. Contudo, é preciso um maior apoio à EJA principalmente em nosso estado. Pois muitas escolas recebem um incentivo grande do Governo, recebem reformas periódicas, laboratórios, material didático, etc., e nós não temos sequer um computador na secretaria. Não dispomos de nenhum laboratório, a estrutura física está sucateada, a cozinha foi posicionada de forma absurda bem ao lado dos banheiros, fato condenável pela Vigilância Sanitária que constantemente nos faz visitas e cobra-nos mudanças. Não dispomos de pátio coberto, nem espaço para a prática de Educação Física, nem auditório. Enfim, trabalhamos sob condições muito ruins, mas nossos servidores dão ao máxmo de si para que nosso alunado seja sempre bem atendido.

Usaremos este espaço também para prestar contas dos recursos recebidos pela escola. Mais notícias em breve.

Comente com o Facebook: