8 de abril de 2011

Governador anuncia reajuste para todos os servidores públicos estaduais

Para quem estava há quatro anos sem reajuste salarial, o anúncio do governador não é muito animador, pois reajustará os salários em míseros 5,91% divididos em duas etapas conforme o anúncio publicado hoje no site de informações do Governo de Alagoas. Sindicato dos trabalhadores da educação e da polícia civil anunciam  manifestação para os próximos dias. O Sinteal cobra um reajuste de 25% já que são quatro anos de atraso e garante que a categoria não aceitará esse insulto.

Um outro problema com os servidores estaduais continua sendo o plano de cargos e carreiras, pois os servidores não recebem o percentual relativo ao tempo de serviço. O pessoal passa 8, 9 anos e não recebe um centavo a mais por tempo de serviço.


Acompanhe a matéria abaixo reproduzida.



O governador Teotonio Vilela anunicou, nesta sexta-feira, que a partir do dia 1º de maio o salário de todos os servidores, comissionados e efetivos, serão reajustados com 5.91%, por meio do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O índice foi criado pelo governo federal e balisa as metas da inflação.



De acordo com Teotonio, o reajuste será feito em duas etapas, a primeira em maio e a segunda em novembro. A nova política salarial adotada pelo Executivo prevê a valorização do servidor público já que garante o mínimo reajustado anualmente. “Todos os anos os servidores terão seus salários acrescentados de acordo com a inflação, aumentando assim, seu poder de compra. Ou seja, não é simplesmente um anuncio de aumento de salários, mas sim, uma nova política de pessoal que vai proporcionar esse acréscimo todos os anos”, explicou.


A primeira etapa, em maio, vai causar um impacto bruto de R$ 4,5 millhões. “Isso foi possível graças ao crescimento da receita, ao reajuste fiscal feito pelo Estado. Foi um trabalho de quatro anos que possibiliou o ajuste das contas”, disse Vilela. O projeto de lei, que garante a política de pessoal do Estado, será enviado nos próximos dias à Assembléia Legislativa de Alagoas (ALE).

Em função da nova política, o governador desistiu da criação de cinco secretarias de Estado, reduzindo a amplitude da reforma administrativa. “Alagoas carecia dessa reforma, mas priorizamos a política de salários dos nossos servidores; reduzimos a estrutura, adaptamos algumas necessidades, já que se trata de um Estado ainda com muitos obstáculos na esfera financeira”, observou.

Conforme anunciado no pronunciamento, apenas foi criada a Secretária de Estado de Articulação Política. A Secretaria de Estado da Pesca e Agricultura ocupou o lugar da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, que por sua vez, se uniu com a então Secretária de Estado de Planejamento e Orçamento. A Ouvidoria Geral do Estado mudará sua nomenclatura para Secretaria de Estado de Articulação Social.

Teotonio encerrou o anúncio dizendo que Alagoas tem projeto definido para a valorização do servidor público. “Me sinto orgulhoso como governador pelo trabalho que já foi feito em Alagoas. Um Estado pobre, com muitas dificuldades, mas que estão sendo superadas com o esforço e com a compreensão de todos os alagoanos. Ajustamos as contas e colocamos o Estado nos eixos", afirmou. "Alagoas agora conta com a credibilidade do governo Federal em todas as áreas; o Estado, que agora é visto com olhos de confiança, tem a esperança, de cada vez mais proporcionar melhoria na qualidade de vida dos alagoanos. Estamos com os ânimos redobrados”, concluiu o governador.

fonte: Agência Alagoas: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br


Comente com o Facebook: