25 de maio de 2011

SINTEAL Emite Nota Sobre a Greve da Educação em Alagoas


Educação em Alagoas pára por mais 08 dias
     Em nova assembléia geral realizada na manhã desta quarta-feira (25/05), no Clube Fênix Alagoana, as/ os trabalhadoras/es estaduais da educação decidiram prolongar a greve por tempo determinado até o dia 1° de junho, em resposta à intransigência do governo contra a categoria. O Sinteal deu um prazo até o próximo dia 30 de maio (próxima 2ª feira) para que o governo acene com negociações diretas com a categoria. A próxima assembléia da educação estadual já está marcada: será na próxima 4ª feira (1° de junho), às 14 horas, também no Clube Fênix Alagoana.
     Caso o governo mantenha a posição adotada até agora, de intransigência e até de criminalização da luta do movimento unificado de servidores, a decisão dos trabalhadores é construir  um movimento que vai desencadear a greve geral dos servidores públicos estaduais. Assembleia geral do movimento unificado deve ser realizada na próxima semana, em data ainda por definir.
Milton Canuto
     Com a presença do presidente da CUT em Alagoas, Isac Jacson, de representantes das associações militares e do movimento dos “caras-pintadas”, a assembléia foi iniciada com a participação do vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ex-presidente do Sinteal, professor Milton Canuto, que fez um panorama sobre a realidade salarial da educação em Alagoas. Chamou atenção um dado fornecido por Canuto: “existem municípios onde professores de nível médio recebem mais que o dobro de professores do mesmo nível da rede estadual”.
            Caravana da Educação
     Continuando o processo de mobilização de luta, Sinteal e categoria decidiram realizar, no próximo dia 29 de maio (2ª feira), uma Caravana de Luta com ato público na cidade de Palmeira dos Índios, repetindo o quer aconteceu com grande repercussão na cidade de Arapiraca na última segunda-feira (23/05).
            Movimento apócrifo 
     Outro ponto importante esclarecido por pela direção do Sinteal e por representantes do movimento unificado (CUT, associações militares, policiais civis, saúde etc) foi de que não haverá participação algumas dessas entidades no movimento de caráter desconhecido convocado para a próxima sexta-feira (27/05).
            Caminhada de luta
     Terminada a assembleia, diretoras/es do Sinteal e categoria realizaram uma caminhada de luta pelo centro de Maceió, que culminou em ato público realizado em frente à sede da Secretaria de Estado da Gestão Pública, quando foi cobrado pressa nos processos dos servidores da educação (progressões, aposentadorias, reformulação dos planos de cargos e carreira, entre outros pontos da pauta reivindicatória).
     Com o secretário ausente do prédio da Gestão Pública, quem teve a honra de receber o Sinteal e as/os servidoras/es da educação foram os/as companheiros/as de outros sindicatos em luta (Sindicato dos Policiais Civis e Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura), também mobilizados no mesmo local.   

Fonte: Assessoria de comunicação do SINTEAL
Disponível em: http://www.sinteal.org.br/noticias_detalhes.asp?id=4185

Comente com o Facebook: